Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pequena "entrevista" #7... Budda Power Blues

Mais uma banda de Braga, mais uma banda de Budda!
aqui tinha falado deles no "post" sobre os Jargar, os Budda Power Blues tocam música "crescida". A juntar a referências reivindicadas pelos próprios como Jimi Hendrix, BB King, Stevie Wonder ou Ray Charles, eu ainda lá metia mais uns nomes, como ZZ Top ou Johnny Winter. Claro que esta coisa dos Blues vive bastante de versões de standards mas, quando uma banda é boa, é boa e pronto!

Assim sendo, cá vão as respostas do Budda, o próprio:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: Se houver um curso de sorte ajuda mais. Depois parece-me que dá jeito 1,5kg de perseverança e de força de vontade.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: As duas últimas perecem-me boas opções. Um sala de ensaios também dá muito jeito, uma vez que é preciso trabalhar muito.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: Quando os músicos se unirem e não se deixarem explorar mais.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: É uma questão de atracção pelo "exótico"


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: Portugal é um país fisicamente pequeno e não há suficientes nichos de mercado para sustentar os artistas não descartáveis. A grande maioria dos compradores de discos compram o que o que conhecem bem. Não há suficiente quantidade de curiosos que procurem conhecer novos artistas. As pessoas querem aquele tema específico que passa de 10 em 10 minutos na rádio, ou que dá na novela das 21h.


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: De todos mas especialmente dos portugueses.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: A música estrangeira é essencial ao desenvolvimento da música nacional. E revolução tem que começar por nós próprios (público). Comprar um disco é uma forma de afirmar o acordo e o interesse na música acabada de comprar. É um sinal de viabilidade financeira para as editoras e é um sinal de apreço para o artista. Assistir a concertos é uma outra forma de demonstrar apreço pelo artista e de mostrar ao mercado a viabilidade financeira dos espectáculos desse artista.
Enfim, o público tem que mostrar que tem interesse na existência de música nacional, caso contrário pode parecer que ninguém se importa com nada.



8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: Prejudicam sempre os artistas porque muitas vezes o número de pessoas que sacam musica da net não vão aos concertos, muitos dos concertos têm bilhetes a preços baixos, e muitas das pessoas que sacam temas da internet e até iriam aos concertos recusam-se a pagar bilhete para ver as bandas. É um péssimo sinal para o mercado e os músicos são os principais prejudicados.
Acho que o Youtube e o Myspace são uma excelente alternativa a sacar temas da net. Isto porque há um contador de visitas, e dessa forma é possível quantificar e rentabilizar de alguma forma as escutas dos temas.



9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Devido ao elevado preço dos discos a minha estratégia passa por comprar discos mais antigos a preços de promoção. Um dos últimos discos que comprei foi o último do Sérgio Godinho - Ligação Directa (do qual sou grande admirador).


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Tenho estado super intrigado com dois discos do Eric Clapton ("Sessions for Robert J." e "From The Cradle"). Não conhecia esta crueza dele nem esta forma brutal de tocar Blues. Outra grande descoberta foi o Andy Mckee através de um amigo e depois do You Tube.
Últimamente tenho andado à procura de antigos desconhecidos do Blues de forma a abrir os horizontes e procurar novas/velhas influências. Outro músico fantástico e bem antigo é o Jim Capilongo, um guitarrista que acompanha Norah Jones num projecto paralelo dela chamado The Little Willies.






Sem comentários: