Comecei a seguir a carreira do Júlio Pereira já lá vão mais de 30 anos, e já ele levava alguns de carreira. Como é natural, a ordem das coisas ao fim de tanto tempo troca-se um pouco mas, por aquela altura, segunda metade dos anos 70, o nome Júlio Pereira estava por todo o lado onde havia música boa, onde havia bons discos e, pricipalmente, grandes concertos. Lembro-me de celebrar grandes participações em discos do Fausto, Zeca, Zé Mário Branco, Jorge Palma, Shila..., de comemorar a chegada ao prédio (era assim uma espécie de "comuna a três casas") do "Fernandinho Vai Ó Vinho", da primeira audição do "Mestre" dos Petrus Castrus e da quantidade imensa de concertos, uns em nome próprio, outros como instrumentista de apoio, em que ele aparecia (especialmente da maravilhosa banda de suporte ao Zeca Afonso por alturas do Fura Fura).
Por esses dias havia um grupo de músicos que, basicamente, tocavam com quem fosse preciso, e bem. Ainda eram uns tantos mas, para o meu grupo de amigos, três eram mais "importantes" do que os outros: o Sérginho Mestre, o Rui Cardoso e o Júlio Pereira.
Chegados os anos 80, o Cavaquinho, a Braguesa... tudo o que se seguiu é do conhecimento de todos... os que têm idade para isso, mas posso garantir que há muito pouca gente neste país a poder dizer que nunca ouviu o Júlio Pereira, por muito pouco atentos à música portuguesa que façam questão de estar.
Pois o Júlio Pereira também respondeu à minha pequena "entrevista", como se pode ler de seguida:
1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?
- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"
Resposta:
Ser bom músico...! E alguma... paciência...!
Atenção que a pergunta é... enganadora... :)!
Poderias estar a referir-te a um músico medíocre...!
2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?
- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível
Resposta:
Tudo é importante! Mas o melhor de todos é a possibilidade física de tocar uns com os outros - como rotina! Por isso no nosso país se destaca o fado!
3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?
- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada
Resposta:
Nunca...!
A(s) nossa(s) televisão(ões) considera(m) que uma performance de um músico no pequeno ecran é... publicidade a si próprio...! (esquecendo - obviamente) que quem faz música... é o... músico!
4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?
- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos
Resposta:
Gosto e acredito na diferença. Qualquer cultura "aprende" com a outra exactamente na diferença dos... conteúdos.
5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?
- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais
Resposta:
Não é bem assim... As grandes "stars" da pop vendem... em qualquer lado!
6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?
- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo
Resposta:
Não gosto da palavra "culpa". (o nosso país tem o tamanho que tem...)
Dos músicos - porque trabalham pouco e pensam que são geniais.
Dos media - porque a vida profissional que suportam no presente não lhes permite TEMPO para conhecer o que é... diferente.
Dos sucessivos governos porque a atenção que dão à Cultura é directamente proporcional à verba dispensada...! (1%?)
7 - Como é que o problema se resolve?
- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras
Resposta:
Os debates são importantes.
Uma "escola" (metodologia) mais rigorosa também.
E concertação de todos os universos que fazem parte das actividades performativas.
As leis só fazem sentido a partir daí!
8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?
- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"
Resposta:
Sim, porque são discos que o público deixa de comprar.
Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas.
Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos.
Acontece que estamos num período de transição.
A Net "provocou" um problema... mas também tem a solução!
O Myspace é a prova - provada - de uma das soluções!
Ainda há pouco cheguei do País de Gales onde dei um concerto - e este convite chegou pelo myspace!
9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?
Resposta:
Ofereceram-me alguns em Tenby. Tenho estado a ouvi-los.
10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?
Resposta:
Seria um rol extenso! Outra das maravilhas do Myspace é estar constantemente a descobrir o mundo, a música e os outros!
Sem comentários:
Enviar um comentário