Lê-se ali no Diário Digital:
A editora Tugaland vai apresentar, no próximo mês de Novembro, três colecções de livros de banda desenhada (com CD incluído) dedicados a artistas portugueses ligados ao pop-rock, fado e música clássica.
É verdade sim senhor, parece que vão sair três colecções de livros portugueses de Banda desenhada sobre música. Mas... Artistas portugueses???
Vejamos:
Colecção 1 - Pop Rock - Xutos & Pontapés, GNR, Pop Dell'Arte, Sérgio Godinho, Rui Veloso, Jorge Palma, António Variações e José Cid.
Até aqui tudo bem. Os artistas são bons artistas e são portugueses.
Colecção 2 - Fado - Uma retrospectiva histórica sobre este tipo de música.
Os artistas? Bom, parece que há um volume sobre Amália Rodrigues. Faltam volumes sobre mas artistas mas o Fado é português e a Amália também era.
Colecção 3 - Música classica - Schoenberg, Bach, Mahler e Beethoven.
Artistas portugueses? E o Braga Santos? E o Freitas Branco? E o Lopes Graça? E o Carlos Seixas? E o Emanuel Nunes? E o ... Sei lá... isto pergunto eu, que não percebo nada de música clássica. Mas portugueses há estes e muito mais, que são reconhecidos por todo o mundo e de quem nós não conhecemos praticamente nada. O único artista português neste "ramalhete" é o coordenador da colecção e chama-se António Victorino de Almeida.
Bach? Beethoven? Eh pá, há um milhão de livros e discos à venda e, se quiser saber alguma coisa, vou mas é à net!
Aos senhores jornalistas que escreveram a notícia: pois é, aqueles senhores são muito tocados em Portugal para gente de fato e estola mas portugueses, isso é que eles não são.
Sim???
P.S.: Vá lá que não se lembraram de que já há cantores de fado estrangeiros. Shhhhh...
Sem comentários:
Enviar um comentário