Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pequena "entrevista" #1... Paulo Chagas

Ora cá está a primeira!

O Paulo Chagas é flautista e saxofonista (e mais algumas coisas) dos Miosótis e também um produtivo músico a solo. Reencontrei-o há relativamente pouco tempo depois de nos termos conhecido há... bom... bastantes anos. Como temos ambos memória de elefante, lembrávamo-nos perfeitamente um do outro e temos mantido contacto. Daí que não seja estranho ter sido ele o primeiro a responder ao desafio.

Sendo o Paulo um resistente do meio musical português, em vários registos e estilos de música (uns mais "visíveis", outros nem tanto), vai para... bom... bastantes anos, a sua opinião é, para mim, muito importante. Ele, como eu esperava, não se negou. Aqui fica o registo:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: Acho que é um pouco disso tudo o que referes (menos o inglês) e também os factores S e C - sorte e cunha!


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: Todos eles e exactamente pela ordem em que estão.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta:
Aposto na tua última. Pessoalmente já fui várias vezes tocar à TV e o melhor que consegui foi que me pagassem o gasóleo ;-) Minto, uma vez pagaram-me mesmo cachet, mas já foi há muuuuitos anos - início de 80's. Nessa altura havia mais respeito pelos músicos.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: Não concordo que os que cantam em inglês não tenham - olha o caso dos Moonspell (e num patamar menor de sucesso, os recentes If Lucy Fell e Dapunksportif)


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta:
Alguns têm muito - olha o Tony Carreira, por exemplo! eheheheheh


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta:
O que é a visibilidade? Como queres que haja visibilidade num país que anda cheio de nevoeiro há séculos?
A culpa é de todos nós, por sermos portugueses, pequeninos e egoístas. Os governos, claro, porque nunca se investiu na cultura de forma séria! Nem na educação, que teria um papel importantíssimo na divulgação cultural.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: Com políticas sérias e integradas de promoção da cultura, da arte. Com investimento sério na educação, de forma a que as escolas de música sejam de qualidade e públicas. Com exigências de qualidade aos media e aos promotores de espectáculos, de forma a que a música a divulgar não seja sobretudo a comercial.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta:
Prejudicam um bocado, mas por outro lado ajudam imenso na divulgação. Provavelmente prejudicam mais as editores do que os músicos e para essas é muito bem feito porque sempre andaram a explorar os músicos!


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Zappa plays Zappa. DVD duplo. Dweezil com uma banda de grandes músicos a prestar homenagem ao pai. Um colosso!!!!!


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Olof Arnalds, uma jovem cantora islandesa. Encontrei-a aqui no myspace. Somos amigos ;-) Adoro-a.


(Nota: ao contrário da maioria das entrevistas que vemos publicadas, aqui o que está a "bold" são as respostas e não as perguntas. Afinal o que importa ler são as respostas, certo?)


Sem comentários: