Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sábado, 11 de outubro de 2008

Pequena "entrevista" #5... Ölga

Os Ölga começaram em 2001 e já levam um EP e um álbum na bagagem, editados pela BorLand. Estão agora de partida para nova fase, com novo som e álbum já gravado, à espera de editora.

Tentando situar o percurso dos Ölga em termos sonoros, poderia dizer-se (pegando apenas nas influências mais notórias) que partiram de um som mais "chegado" ao estilo "4AD", passaram por um "encosto" aos Pink Floyd, versão anos 60, e evoluíram neste último álbum (pelo que já se ouve no site da banda) para sonoridades mais próximas do que se faz hoje em dia no universo "Indie" o que, se os torna mais acessíveis a ouvidos mais jovens, também os mergulha na multidão das bandas passíveis de ser ouvidas em rádios de cariz mais "independente". Não acho nem bem nem mal, é uma opção legítima da banda e, de certeza, comercialmente mais viável nos tempos que correm.

Não sei quais as razões que levaram a banda a abandonar a BorLand (também não é importante), mas espero que encontrem editora em breve, que a música não é nada má. Já em relação ao som que se consegue ouvir no site e no myspace, não sei se já são as versões finais mas, para mim, ainda precisam de algum trabalho de produção. Mas isso sou eu que tenho a mania das perfeições... (se calhar por isso é que não fui longe como músico).

Para responder às minhas perguntinhas, chegou-se à frente o baixista/guitarrista/vocalista João Hipólito que respondeu como podem ler de seguida:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

Resposta:
- Uma grande "lata"
- Um curso de marketing


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

Resposta:
- A garagem
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

Resposta:
- Quando lá arranjas um amigo

4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

Resposta:
- Os que cantam em inglês também têm tanto ou mais sucesso que os que cantam em português, trata-se de uma questão de exposição e oportunidade.

5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

Resposta:
- É um pais pequeno ainda com pouca cultura musical e existe pouco apoio por parte das entidades responsáveis para a promoção da cultura.

6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

Resposta:
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo


7 - Como é que o problema se resolve?

Resposta:
-É algo que levará algum tempo...com uma mudança de atitude por parte de todos os envolvidos ,terminando com os lobbys, começando pela educação e promoção da cultura nos jovens e terminando num maior apoio financeiro aos musicos e às salas de espectaculos, por parte da comunidade e do estado.

8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

Resposta:
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta:
- Miles Davis - bitches brew

10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta:
- os Clinic





Pequena nota: As entrevistas já publicadas vão começar a desaparecer da página inicial do blogue mas, se as quiserem ler todas, basta carregarem no "linque" Pequena entrevista aí do lado direito, na secção de "Marcadores".


Sem comentários: