Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Nós por cá... André Fernandes



Quando entro numa loja de discos (daquelas grandes) tenho a mania de ir ver como é que estão a ser tratados os músicos cá do sítio, começando por aqueles de cuja música sou coleccionador: o Mário... a Maria... o Zé Mário... o Peixoto... mesmo que não haja discos novos, só para ver como e onde estão arrumados. Normalmente fico zangadissimo e, quanto mais zangado fico, mais vontade me dá de comprar um disco que eles não querem vender e escondem da gente. E aí escarafuncho e acabo por encontrar. E encontrei! Escondido em Jazz Geral, Vários A, André Fernandes!

Já tinha ouvido o André Fernandes no Myspace e lido algumas boas críticas aos seus trabalhos mas ainda não tinha nada cá em casa. Agarrei no "Cubo" (é um disco, mas chama-se "Cubo") e mais um ou dois e vim-me embora bastante satisfeito. E mais satisfeito fiquei quando cheguei a casa e ouvi a coisa de fio a pavio. O disco é fantástico. Tem Jazz, "Quase Jazz", "não é bem Jazz" e "isto não é nada Jazz". Tem guitarra eléctrica e acústica, Tem Mário Laginha, Nelson Cascais e Alex Frazão, tudo nas doses certas, solos sobre solos, muito improviso, muita arrumação, muita inspiração, enfim, que mais se pode querer de um disco? Se calhar dirão que me contento com pouco mas a maior parte dos discos que tenho mais chegados ao Jazz são portugueses. Não sei por quê, mas é assim como... conhecer Portugal como deve ser antes de ir passar férias ao estrangeiro. É que em Portugal ando por onde quero e no estrangeiro acabo por ter de fazer os circuitos que vêm nos guias turisticos... será que fui claro? Hein???

Fica aqui então a tocar o "Perto"
Porque é acústico, porque é bom, porque o Cubo é no Porto e porque nos dias 16 de Outubro gosto de me sentir Perto do Porto.


"Perto"
Artista: André Fernandes
Álbum: Cubo







Sem comentários: