Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pequena "entrevista" #20... Tora Tora Big Band

Tora Tora Big Band é... uma Big Band. Sim, mas não é uma Big Band normal, se entendermos o termo como referente a uma banda de Jazz formada por muitos elementos, com um forte som colectivo e interpretando os tradicionais temas já ouvidos a centenas de... Big Bands.

Aqui o som é forte, o colectivo funciona na perfeição mas a música é outra. Desde o Reggae ao Samba, passando pela musica afro e latina, tudo ligado por um "cimento" Jazz para, como diz a nota de apresentação, "dar espaço aos músicos para brilhar". E brilham. A Tora Tora tem sede em Lisboa mas engloba músicos de várias nacionalidades, como convém a uma música que se apresenta como universal. E tudo isto a puxar à dança. Ainda não vi nenhum concerto mas na primeira oportunidade, a julgar pelo que se ouve no MySpace, o melhor é levar o "capacete" bem leve.

Saliento ainda a colaboração da Kika Santos (ex-BlackOut). Uma das grandes vozes deste país e uma excelente cantora Jazz. Porque será que nos escondem os grandes músicos que temos? Para dar espaço à musica "fast-top"? Sim, eu sei, dar ao público o que ele quer, blá blá...

Voltando ao assunto de que versa esta entrada, quem respondeu pela Tora Tora Big Band foi o trombonista, compositor e arranjador Lars Arens. Segue-se o texto que enviou:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta:

- ter bons amigos, que metem cunha


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta:

- uma escola qualquer onde hajam bons professores que saibam transmitir tanto a técnica de instrumento como a musicalidade (no jazz há poucos bons profs. por cá, nomeadamente para sopro).
-ouvir muito


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta:

- Quando já não precisas da televisão para nada


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta:

- É uma questão de atracção pelo "exótico"


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta:
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais
- comparado com o estrangeiro, aqui os agentes/promotores ainda são piores que os músicos, sabem muito sobre dinheiro e nada sobre música



6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta:

-dos músicos, pois são poucos os que realmente tem uma cena própria. Ou são péssimos instrumentistas com ideias engraçadas que não podem concretizar, ou são bons instrumentistas sem criatividade. Realmente é impossível ser cómodo e ser artista. Infelizmente há poucos músicos por cá que da sua mentalidade são artistas.
- Dos promotores de concertos e agentes, pois também não têm visões artísticas.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta:

- Não sei. Para começar talvez os políticos expliquem ao povo que desde o 25 de Abril existe liberdade, que pode servir, entre outras coisas, para consumir cultura, e que há muita oferta gratuita ou barata. Observando as pessoas no meu bairro, suponho que não viviam muito diferente antes da revolução. Não se interessam em nada o que não seja a própria casa, a ida à mercearia, o próximo jogo de futebol. Não têm hobbys. Não sabem fazer nada com o seu tempo. Mal saem do bairro. E as crianças parecem logo imitar os seus pais/avós: também não se afastam mais que 50 metros da sua própria porta da casa.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta:

- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta:

- Nils Wogram, "Swing Moral"


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta:

- Ed Partyka Jazz Orchestra






Sem comentários: