Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pequena "entrevista" #18... Unplayable Sofa Guitar

Já falei deles aqui há mais de um ano, por isso os meus amigos já bem que podiam ter seguido o linquezinho e ouvido a música dos USG, que é boa e não fica nada atrás de certas coisas que vos chegam da estranja. Ah já foram? Muito bem. Então já sabem do que eu estou a falar. Esta "banda ocasional", nascida do acaso, como os próprios se intitulam, está aí para ficar, espero eu. Entretanto, como tenho aquela aversãozita a comprar coisas pela net (dados do cartão e tal...), continuo à espera de encontrar os álbuns à venda por aí.

Ora os Unplayable Sofa Guitar responderam ao desafio que lhes fiz, como podem ler a seguir:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: ter mais sorte que os outros sortudos.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: o ambiente criativo que existe no interior de algumas cabeças.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: quando a promoção é eficaz, intensa e insistente.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: a pergunta contém um erro. Há músicos portugueses a cantar em inglês (e outras línguas) e a terem sucesso no estrangeiro. Também há músicos portugueses que não cantam língua nenhuma e que fazem mais sucesso do que os que cantam.
Depende das medidas do sucesso e essas medidas dependem do mediatismo desses "sucessos"... nos media.



5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: Não percebemos... não têm?


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: falta de visibilidade onde? Nos bares do Bairro Alto? Na ribeira do Porto? Na cantina da Universidade? Deve existir mais do que um Portugal; os artistas do nosso país são bem visíveis, tocam regularmente, vendem discos e, alguns, até se dedicam a isso a tempo inteiro.
Passar-se-á alguma crise dentro das muralhas das duas capitais portuguesas?
Em Portugal (no real) as coisas vão andando.



7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: qual problema?
Basta percorrer o MySpace para ver as centenas de milhares de músicos dos USA, do Reino Unido, do Japão ou de Portugal, que nunca chegarão a lado nenhum.
E outros que sim.
O problema é a música má a fazer sucesso? A resposta é a mesma. Existe em todo o lado.
Nós, os portugueses, somos dez milhões de gatos pingados. Não contamos nem 0,5% da população planetária.
Havendo justiça aritmética no mundo, havemos de deixar uma marca igual ao tamanho da nossa pegada.
Porquê acharmos que temos como desígnio algo de maior e mais vistoso do que aquilo que fazemos por merecer?
Temos alguns grandes músicos e alguma grande música.
A injustiça e os problemas para nós são exactamente as mesmas que para os outros.



8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta:
resposta 1: correcta.
resposta 2: correcta.
resposta 3: correcta.
resposta 4: correcta.
resposta 5: correcta.




9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: uma porrada deles do Charlie Parr, dois do Watermelon Slim, o mais recente de Kid Dakota, o mais recente do Daniel Lanois... mais umas cenas. Não nos lembramos de tudo. Todos nós compramos muitos discos.


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Alberta Hunter. Gravou um par de discos por volta de 1928.





Sem comentários: