O álbum Beatsound Loverboy saíu em 2007 e foi um dos poucos que mereceu alguma divulgação nas rádios e na MTV. Slimmy conseguiu mesmo a proeza de ter uma música a tocar na série CSI (sim, que aquilo não é só The Who). E porquê? Certamente (acho eu) não pelos lindos olhos do Paulo Fernandes (verdadeiro nome de Slimmy). É que a música tem mesmo qualidade.
Sim, é verdade, este Pop/Rock/Electro/Tecno não é bem o tipo de música que eu costumo ouvir mas tenho de dizer, por ser verdade, que não consigo encontrar nada na música de Slimmy que não esteja bem feito e destaco o grande poder ritmico e a sabedoria na utilização da tecnologia. Mesmo apesar da grande componente electrónica, as canções nunca perdem a percentagem necessária de "gut" (como dizem os Camones") que a torna orgânica, ao contrário de muita "música de plástico" que por aí ouvimos. Em síntese, se é verdade que há aqui muitas raízes dos "oitentas", não é menos verdade que Slimmy está muito bem instalado no novo século. Quem gosta de música forte, bem feita e com grande serventia para "abanar capacetes" não perca.
E o Slimmy também fez o favor de responder às minhas perguntinhas. É o que se pode ler a seguir:
1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?
- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"
Resposta: Uma grande força de vontade e amor à causa
2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?
- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível
Resposta: Fazermos a nossa própria "cena" e aprendermos por nos próprios depois de visionar muitos concertos, claro.
3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?
- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada
Resposta: LOL, Não sei qual delas, a TV quase que não paga nada a ninguém... lá fora seria depois da edição do primeiro disco.
4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?
- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos
Resposta: Atracção pelo exótico pois esses músicos são única e exclusivamente artistas de world music, não há artistas pop rock a cantar em português com sucesso lá fora, não concordo muito com a afirmação desta pergunta.
5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?
- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais
Resposta: A 2ª e a 5ª respostas são coerentes, no entanto é muito drástico dizer que nem uns nem outros têm sucesso
6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?
- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo
Resposta: Da falta de cultura musical dos portugueses, no sentido de viver mais intensamente a musica como acontece noutros países, da culpa do governo pela falta de investimento na musica e um pouco também pela falta de atenção de alguns media ao que de bom se faz por aqui, prestando toda a atenção ao que vem de fora.
7 - Como é que o problema se resolve?
- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras
Resposta: Eu sou um musico trabalhador, por isso não me posso queixar de crise ou falta de visibilidade, cada um tem que encontrar a sua própria solução para a sua sobrevivência neste meio que não é nada fácil... mais salas de concertos davam jeito também…
8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?
- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"
Resposta: Se não podes com eles, junta-te a eles, a net leva pessoas aos concertos e a venda de discos já há muito que não é meio de subsistência para os músicos mas sim influente para as editoras, que assim estão muito mais preocupadas do que propriamente os músicos
9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?
Resposta: Midnight Juggernauts - Dystopia
10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?
Resposta: The Whip, Ping Pong Bitches, Little Boots
MySpace: http://www.myspace.com/slimmyuk
Sem comentários:
Enviar um comentário