Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pequena "entrevista" #15... Rui Azul

O Rui Azul já ainda por aí há muito tempo e já tocou com meio mundo, tanto cá como nas incursões que tem feito pelo estrangeiro. Tem, de momento, vários projectos em andamento, entre música a solo e com a Minneman Blues Band, os colectivos Rui Azul Index ou Azul, Ferro e Cenoura, ou outros mais didácticos como a "História do Jazz & Blues". Pelo meio ainda toca com os amigos. Por exemplo, sempre que pode, lá vai dar uns sopros com o pessoal dos Trabalhadores do Comércio.

Aqui no Mug Music, o Rui Azul já é um amigo quase dos primórdios e não se nega a uma opinião, principalmente quando o assunto é música. E cá para mim, que sou suspeito, é uma opinião que não dispenso. Gente que diz o que pensa sem "papas na língua" tem sempre lugar por aqui.

Ora "faxavor" de ler:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta:
- Uma gigantesca dose de sorte.

2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta:
1º:ouvir (sempre)
2º:tocar
3º:tocar
4º:tocar com o que se está a ouvir
5º:tocar com outros
6º:tocar até que os dedos sejam capazes de reproduzir o que o cérebro imagina sem sequer pensarmos na execução técnica
7º:tocar mais e melhor
8º:cinco minutos de descanso
9º:voltar a tocar, seus preguiçosos molengas!


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta:
- Quando lá arranjas um amigo (ou um amigo que tenha lá VÁRIOS amigos - em postos-chave de decisão, de preferência...)

4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta:
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
(nem sempre: o Demis Roussos era grego, por exemplo...)


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta:
- todas elas e muitas mais...

6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta:
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo
e
- da falta de auto-estima dos portugueses (excepto no que respeita à selecção nacional de futebol)


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta:
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras, com uma fiscalização efectiva sobre o cumprimento da lei da rádio. Impondo taxas sobre os cachets exorbitantes pagos aos estrangeiros que cá actuam, montantes que reverterão para apoio à promoção, produção, divulgação da música nacional.

- Com mais salas para concertos - não diria propriamente "salas para concertos", tipo Rivolis, Coliseus, e similares, mas legislar para disponibilizar apoios, facilidade no processo de licenças e autorizações, cooperação real e eficaz entre entidades municipais (e outras) e bares-concerto, clubes de música (jazz, blues, hiphop, rock, world, etc...), em todas capitais de distrito e povoações com ausência de vida e hábitos culturais, e muitas outras acções (continua na próxima oportunidade...)



8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta:
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta:
- Frank Zappa - Strictly Genteel


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta:
- Louis Jordan (cantor, saxofonista e bandleader - anos 30)

-----------
Os canais de tv foram, desde os anos 80, os principais responsáveis pelo mau-gosto musical reinante a nível planetário. Não cumprem um papel vital, o de educar, formar o gosto e criar hábitos de consumo cultural. Em países como Portugal, onde o cidadão médio (onde incluo autarcas, engenheiros, gestores e mesmo jornalistas - tenho provas...) em 85% dos casos, desconhece o nome dos instrumentos da orquestra (a partir da imagem) e em 99% dos casos, é incapaz de distinguir uns dos outros (a partir do som de cada instrumento), a situação é confrangedora. São senhores Doutores, mas são culturalmente analfabetos...
I rest my case.

Rui Azul - saxofonista e compositor







Sem comentários: