Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pequena "entrevista" #17... Vitor Rua

Toda a gente sabe que o Vitor Rua foi um dos fundadores dos GNR e, embora muito menos, há bastante gente que sabe que ele é "metade" dos Telectu há um monte de anos. O que muita gente não sabe é que o Vitor Rua é um compositor/improvisador reconhecido pelo mundo fora e que já tocou com um monte de gente importante no que se pode chamar o meio da "música erudita" contemporânea. Eu também sei porque li. É que a música em que Vitor Rua se move não está aí à mão de semear. Há que procurá-la. Eu reconheço a minha falta de preparação para a entender mas já passei há muito a fase em que achava que os Telectu faziam "barulho sem pés nem cabeça". Simplesmente não a entendo e, talvez por isso, não gosto. Talvez mais lá para a frente, quem sabe? Como dizem os Trabalhadores, estamos sempre em "Iblussom".

Ora o problema da visibilidade relativa deste tipo de música suscitou-me novas questões no que respeita ao que é ou não sucesso na música e em que é que este se relaciona com conceitos de visibilidade mediática e resultados comerciais. Já o tinha vislumbrado em outras entrevistas mas a coisa torna-se particularmente visível nas palavras do Vitor Rua, até no simples facto de a palavra sucesso aparecer sistematicamente entre aspas. De facto, a noção de sucesso musical varia conforme os músicos, a música que tocam, os objectivos que têm ou até por uma qualquer questão ideológica ou existencial. Há quem se sinta realizado com um concerto para amigos na sala de estar e quem precise de um estádio cheio (ou mais) para isso.

É um assunto para voltar a pegar no futuro. Por hoje, ficam aí as respostas que o Vitor Rua mandou:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: se for "música" com letra pequena é só necessário uma grande "lata", se for Música com letra grande é necessário muito trabalho e intuição.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: podem ser todas essas propostas juntas...


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: não existe interesse a um verdadeiro músico ir a um qualquer mau programa da nossa TV... ainda por cima se for para fazer playback como é a prática...


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: quem tem "sucesso" no estrangeiro?... os Madredeus?... a Mísia?... o mau fado?... isso também se aplica ao Júlio Iglésias e esse é infinitamente superior nessa área... já a música contemporânea (Emanuel Nunes, João Pedro Oliveira, Luís Tinoco ou eu próprio, temos "sucesso" no estrangeiro e nem cantamos!!! e a música improvisada com Carlos Zíngaro, Telectu, Nuno Rebelo têm também sucesso no estrangeiro!!! e não cantamos!!!


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: porque são maus! mas há músicos (os que citei na pergunta anterior) que não têm "sucesso" nem são conhecidos em Portugal mas têm esse reconhecimento no estrangeiro!


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: de todos... mas mais do governo!


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: resolve-se quando os media começarem a falar e divulgar a Verdadeira Música!


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: NÃO!!!!


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Palestrina: missa papae marcelli


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: hildegard von bingen








Sem comentários: