Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pequena "entrevista" #34... Dr. Zilch

Tomei conhecimento dos Dr. Zilch há uns dez anos, quando o meu amigo PPG se tornou baterista da banda, na altura linha da frente do que se convencionou chamar "Rock Industrial". Ainda ouvi algumas músicas do primeiro álbum que me pareceu bastante bom, se salvaguardarmos o facto de não ser propriamente o estilo de música que eu ouvia. Hoje o som dos Dr. Zilch é bastante diferente, com menos electrónica e mais rock o que, no meu caso, torna a audição bastante mais aprazível. Para além disso, em termos de qualidade musical, os Dr. Zilch são uma banda competentíssima e, para quem gosta do som mais "pesado", de audição obrigatória. A tudo isto junta-se a oferta do álbum de 2005 "A Little Taste of Hell Vol.1" para download gratuito. Basta saírem daqui directos ao MySpace da Banda.

Serve esta prosa de introdução para as respostas do Nuno Fadigas vocalista, guitarrista, teclista e DJ da banda. Esta também andou perdida pela net e acabou por ser recebida por mail, o que não desculpa tamanho atraso na publicação, eu sei.

Como mais vale tarde do que nunca, ela aí está para todos lerem:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta:
Sinceramente, não vejo grandes exemplos de artistas a “vencer” na música em Portugal.
Vejo sim, agentes e produtores a ganhar muito dinheiro com “artistas” descartáveis.
Mas isto depende do que significa “vencer” para cada um de nós…
O velho “factor c” costumava ser uma grande ajuda!



2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta:
Isso é muito relativo.
Será diferente para um músico clássico ou músico de jazz ou de rock…
No nosso caso, é importante gostarmos de muitos tipos de música distintos.
Mas o essencial, é passar muito tempo na garagem e dar o máximo de espectáculos possível!



3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta:
Nunca!
Quem diz que recebe cachets para ir às estações de televisão, está provavelmente a mentir!



4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta:
Infelizmente, temos poucos músicos com sucesso no estrangeiro, quer cantem em Português ou Inglês.
Temos o caso dos Moonspell que cantam em Inglês como temos o caso dos Madredeus ou Mariza que cantam em Português ou os Buraka Som Sistema em crioulo.
Penso que é uma falsa questão!



5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta:
Todos sabemos que os espaços nas Playlists são pagos.
Sem Euritos não há palhacitos!



6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta:
De todos!
Mas essencialmente dos músicos, que em vez de se unirem, preocupam-se mais em concorrer uns com os outros.



7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta:
Embora seja um problema de mentalidade que será muito difícil de resolver, mais salas para concertos e mais trabalho por parte dos músicos, ajudariam muito.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta:
Penso que beneficiam mais do que prejudicam.
A verdade, é que a divulgação leva mais gente aos concertos. É aí que os músicos deveriam ganhar dinheiro.
Para quem já esteve numa multinacional como nós, e conhece os valores de Royalties praticados, é bem claro que poucos artistas ganham dinheiro a vender CD’s!



9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta:
The Fixx – “Missing Links”



10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta:
Acedendo ao Ciberespaço, é fácil descobrir música nova todos os dias.
A última banda que há já alguns anos me tocou de forma a comprar toda a discografia, foram sem dúvida os “Muse”.

Sem comentários: