Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Beatles "Rock Band"? O Rock em plástico?



Esqueci-me no texto anterior de referir o lançamento do jogo da moda.

Senhoras e senhores, eis "The Beatles: Rock Band". Um jogo para todas e mais algumas máquinas, com 45 músicas para acompanhar a instrumentos de plástico com botões coloridos. Por mim, passo. Se não tenho tempo nem muita vontade de pegar nesta que aqui está ao lado, não me apetece gastar um balúrdio em música de faz-de-conta. Para jogos fico-me com as paciências. Em cinco minutos despacha-se uma e não se pensa mais nisso.

Mas a verdade é que o mundo não é como eu. Estes jogos estão na moda, já os há dedicados a outras bandas, já puseram músicos a jogar para o povo achar que é a sério e agora até arranjaram uma polémica para vender ainda melhor este tipo de jogos:

- Será que o "guitar hero" e o "rock band" afastam os jovens dos instrumentos a sério?

O Bill Wyman e o Nick Mason dizem que sim. Vêm os putos dizer que até começaram a aprender instrumentos por causa do jogo. Para mim vai do prazer que se tira de cada actividade e do tempo que se gasta a fazer cada coisa. Em princípio, quanto mais jogas, menos tocas. A verdade é que este princípio não se aplica a muitos dos jovens na pré-adolescência (se bem que hoje já sejam muito mais ocupados do que quando eu andava a rasgar fundilhos pelo alcatrão dos Olivais). Por essas idades é suposto haver tempo para tudo e ainda sobrar algum para nada.

O que me preocupa é quando os putos já não conseguem tirar os olhos dos jogos. Cabe aos pais ajudá-los a conseguir o equilíbrio. Digo eu que não tenho filhos, pois!


Sem comentários: