Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sábado, 17 de janeiro de 2009

Pequena "entrevista" #25... Luiz e a Lata

Sejamos francos: o tipo de música que Luiz e Lata tocam não é dos meu preferidos e acho o nome escolhido particularmente infeliz. Isso não me impede, no entanto, de admitir que os músicos que compõem a banda são muito bons e que a música está muito bem feita. Tenho mesmo a convicção de que, bem divulgada, a música de Luiz e a Lata tem potencial para agradar a muito, mesmo muita gente. Embora não a ache por aí além inovadora (quem disse que tinha de ser?), há ali pormenores muito bem trabalhados que lhe dão um um ar fresco e diferente da maior parte das coisas que se ouvem por aí. As canções estão muito bem compostas e a produção é cuidada, o que vai sendo cada vez mais raro por cá. A inclusão de instrumentos em contextos diferentes do habitual e as colaborações exteriores escolhidas a dedo e utilizadas a preceito só ajudam a um bom resultado final.

No fim disto tudo, dá para perceber que, mesmo não sendo adepto do estilo, já ouvi várias vezes o que está a tocar no MySpace da banda e que não o fiz sem tirar prazer do facto, que eu posso ter muitos defeitos mas um deles não é a mania de andar às cabeçadas à parede. Vão lá ouvir. Há aí alguns de vocês que vão gostar, de certeza.

Entretanto, enquanto vão e não vão, podem ler aqui as respostas do Luiz Caracol às perguntas do costume:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

Resposta: Acho que é um conjunto de talento, trabalho e alguma sorte.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

Resposta: Acho que é um misto entre o estudo, o estúdio e a estrada.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

Resposta: A questão é que as tv's já pagaram aos artistas para que eles fossem aos seus programas, agora é que dizem que lhes estão a oferecer promoção e visibilidade, e que isso por si só é suficiente para que os artistas lá vão e queiram continuar a ir… E como os artistas e as editoras aceitam, duvido que voltarão a pagar algum dia...


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

Resposta: Acho que isso também depende da área e do estilo em que se canta.
A grande maioria da música cantada em português que tem sucesso lá fora, é cariz tradicional ou com alguma influência de música de raiz portuguesa.
Em outras áreas mais pop, mais rock, ou sem qualquer ligação à cultura de raiz nacional, se calhar é mais fácil cantar-se em inglês para que chegue além fronteiras... Mas isso também não quer dizer que se chegue…



5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

Resposta: Não sei se é bem assim...
Alguns até têm algum sucesso por cá, apesar do mercado ser pequeno.
Noutros casos pode ter a ver com vários factores, como a falta de divulgação e promoção da música em questão, ou ainda porque não conseguiram atingir um numero suficiente de pessoas para que pudessem ser sucesso, não querendo isso dizer que não tenham ou façam música com qualidade para o ser.



6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

Resposta: Talvez seja um pouco de todos os intervenientes, apesar de achar que grande parte da culpa ainda é o governo que a tem, pela falta de importância e apoio que dá à música e cultura nacionais.


7 - Como é que o problema se resolve?

Resposta: Se calhar com uma lei de protecção à música e cultura nacionais, como têm os espanhóis e os franceses, e aí se calhar já teríamos mais visibilidade e reconhecimento.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

Resposta: Sim e não.
Se forem “sacados” de forma legal só ajudam.
Se for de forma ilegal, não tanto, apesar da divulgação que possam ter, e de isso ajudar a que haja mais gente nos concertos e a conhecer os projectos.



9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: O álbum “Bairro” da fadista Raquel Tavares.


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Um grande canto/autor uruguaio, chamado Jorge Drexler.






Sem comentários: