Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

La Radio

Gosto de ouvir rádio!

Gosto, faço questão de ouvir rádio a caminho do trabalho quando podia já ter arranjado uma maneira de pôr o leitor de mp3 ligado ao auto-rádio e de, quase todos os dias, me desiludir mais um pouco (pelas razões que já tenho apontado aqui ao longo do tempo). Sim, há trinta anos já havia programas que passavam quase todos os dias a mesma música, é verdade que hoje ainda se encontram aqui e ali alguns programas de autor interessantes mas a verdade é que já não sinto que a Rádio "Entra em minha casa e me fala directamente", como cantava o Finardi. Eles falar, falam... e falam muito, Mas não para mim. Acho mesmo que a maior parte não fala mesmo é para ninguém. Será por isso que os programas da manhã das rádios "de massas" nunca são feitos só por uma pessoa?

Quanto ao Eugenio Finardi e à música que fica aí uns dias a passar, conheci-os em casa do meu amigo P. já lá vão os tais trinta anos, por alturas do famoso "Ano Propedêutico". Foi um bom ano. Fazia-se tudo menos ver as aulinhas na TV. O Propedêutico acabou por se resolver nas vésperas dos exames e a minha cultura musical saiu bastante reforçada com sessões regulares de música em casa dos amigos e muito tempo para ouvir rádio, boa rádio, rádio "libera, ma libera veramente".

Do Finardi conheci pouco mais do que o álbum "Sugo", mas ficou-me esta e mais uma ou duas. Lembrei-me hoje porque a rádio estava muito mázinha, mesmo.



La radio
(Eugenio Finardi)

Quando sono solo in casa e solo devo restare
per finire un lavoro o perché ho il raffreddore
c'è qualcosa di molto facile che io posso fare
accendere la radio e mettermi ad ascoltare

Amo la radio perché arriva dalla gente
entra nelle case e ci parla direttamente
se una radio è libera ma libera veramente
piace anche di più perché libera la mente

Con la radio si può scrivere leggere o cucinare
non c'è da stare immobili seduti a guardare
forse è proprio quello che me la fa preferire
è che con la radio non si smette di pensare

Amo la radio perché arriva dalla gente
entra nelle case e ci parla direttamente
se una radio è libera ma libera veramente
piace anche di più perché libera la mente



"La Radio"
Artista: Eugenio Finardi
Álbum: Sugo



Sem comentários: