Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pequena "entrevista" #24... Mike Bramble

O Mike Bramble é um músico de Leiria (sim, aquilo tem por lá músicos que até ferve) em princípio de carreira, para contrastar um pouco com os "veteranos" que por aqui passaram nas últimas entrevistas. Segundo o próprio, o Mike encontra-se neste momento concentrado na composição de canções e na sua divulgação online, deixando as preocupações de produção e edição para quando a coisa se proporcionar. É uma opção como outra qualquer, pelo menos dá-lhe para já alguma visibilidade e acesso a críticas e aos sempre necessários elogios e incentivos. Não sendo o meu tipo de música favorito, encontra-se por ali alguma qualidade, para já mais audível no trabalho de guitarra e na própria composição das canções. Venha o necessário "polimento" de uma boa produção e parece-me um projecto com os atributos necessários para partir para uma boa carreira musical (dentro dos habituais condicionalismos do país, claro). Haja coragem e inspiração.

Eis as respostas do Mike Bramble:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: Penso que em qualquer área se deve ter bases mínimas para exercer a actividade com alguma coerência. Mas, curso de modelo!?!?!... não é preciso para nada no mundo da música.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: Epa, geralmente as garagens são frias e escuras... Os conservatórios em Portugal também não têm muito melhores condições, mas faz-se por lá umas coisas giras... Uma escola de Jazz, isso soa a coisa moderna, há-de ser bom... Amigos, sempre... Concertos, Amigos e Chá de Cevada... Paciência, Dedicação e Muita Paixão pela Música.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo
pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: As novelas fazem autênticos milagres... Amigos, sempre... Quando não se precisa da televisão para nada vai-se ao Cash Converts, também dá uns trocos... Mas seguramente, quando mudares o apelido para Carreira.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro,
porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: Tem a ver com a música "exótica" que se faz e não com a língua em que se canta.


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: O mercado é pequeno e só consegue vender o que for melhor promovido... mesmo não sendo bom. "Santos da terra não fazem milagres", ainda se pensa assim.


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: Músicos e editoras, podemos pôr algumas culpas. Depois, é um pouco o "efeito bola de neve". Mas, se os músicos não desenvolverem um bom trabalho, as editoras pouco investem...e por ai fora.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: Com mais trabalho por parte dos músicos, sim.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: Sim, é muito por aí, é "ela-por-ela". A maior divulgação é quando abdicas um pouco do lucro e propocionas ao público um acesso mais fácil ao produto. E a maior divulgação leva mais gente aos concertos, isso é óbvio.


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Marvin Gaye - "Let's Get It On"(Deluxe Edition 1973)


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Slimmy.





Sem comentários: