Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Há conquilhas!




Soube hoje que o "álbum perdido" da Banda do Casaco foi finalmente editado em CD.
Na verdade, a fita da gravação original parece que continua desaparecida e a "masterização" (inventam cada palavra...) teve de ser feita a partir do viníl, o que me causa alguma apreensão, mesmo que o "masterizador" (esta também é gira) seja o José Fortes, reconhecidamente um dos grandes técnicos de estúdio do país e, parece-me, responsável pela gravação original.

Ainda assim, esta edição tinha de ser feita, sob pena de se perder para sempre uma das grandes obras da música popular feita em Portugal. Eu cá já não suportava ouvir aquilo com tanta "batata frita". Está decidido. Vou comprar (acho que ando a juntar dinheiro há anos)!

Já aqui pus em tempos a tocar o "Acalanto" e em breve (quando o cá tiver) voltarei a oferecer-vos uma "conquilha". Por hoje, e para não o ouvirmos nem mais uma vez em estado lastimoso, fica uma de outro álbum que tenho em CD e que, acreditem ou não (os mais novos), foi das músicas mais tocadas na rádio em 1976, ano em que o disco saíu.
Por (ainda) mais incrível que hoje nos pareça, este disco (Coisas do Arco da Velha) teve direito a um programa de televisão em exclusivo, programa esse que deve andar pelos caixotes da RTP a encher-se de pó enquanto a RTP Memória transmite jogos de futebol de há "resmas" de anos entre (imagine-se) o Estrela da Amadora e o Belenenses.



Morgadinha quem te disse a ti
Que a tua terra era um jardim
Cheirando a erva e alecrim?

Enganou-te
Trocou-te a gramática
Virou-te a fonética
Que a tua terra
Não cheira assim


Banda do Casaco na Televisão Já!

"Morgadinha dos Canibais"
Artista: Banda do Casaco
Álbum: Coisas do Arco da Velha

Sem comentários: