Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Afinal qual é a desculpa?

Aqui há uns anos, quando os músicos e o público protestavam contra as actuações em play-back na televisão, a desculpa era sempre: "é complicado conseguir um bom som para as bandas em televisão".
Agora que temos visto vários programas acompanhados por músicos ao vivo e que vimos os Da Weasel no "Magazine Fedorento" com um som excelente, qual é a desculpa?

Demora muito a fazer um programa de música na televisão?

Reparem que eu até nem faço questão de que seja tudo ao vivo. O "Top of the Pops" e o "Beat Club" eram em play-back e serviram para divulgar música durante décadas. Só acho que se podia fazer melhor, misturando música ao vivo, videos, notícias e entrevistas com os músicos portugueses.

Ouvindo o canal "Nacional - anos 80" do Cotonete, pergunto-me para onde é que foi a imaginação e originalidade da música que então faziam bandas como os GNR ou os Mler Ife Dada, a espontaneidade e genica de gente como os Taxi ou o "estilo" de uns Radio Macau ou Herois do Mar, para falar só de alguns.
A Antena 3 tem um dia de música portuguesa em que quase só passa Hip-Hop e meia dúzia de bandas que canta em mau inglês (Plaza, Loto, Post Hit, etc...). Sempre as mesmas. Porquê?

Parece-me haver pouco espaço para divulgação de coisas novas nas rádios (só para amigos?) mas também me parece que as bandas gravam umas coisas à pressa, arranjam um espaço no MySpace para as colocar e esperam que a coisa aconteça.
Que tal juntarem-se os velhos e os novos e trocarem impressões sobre como as coisas se faziam e se devem fazer agora e mexerem-se? Uns a ver se exigem mais de si próprios, os outros a ver se voltam a ganhar a vontade de fazer coisas verdadeiramente novas (ouçam o exemplo junto).

"I Don't Feel Funky (Anymore)"
Artista: GNR
Álbum: Defeitos Especiais


Sem comentários: