Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Are you ready for Country?

Por alguma razão estranha, ou talvez não, há em Portugal um forte preconceito contra a chamada Country Music, Música da América (à Jaime Fernandes), talvez até mesmo por isso, por ser americana, por ser a expressão mais típica do "americanismo".
Pois será, ou tavez seja mais uma etiqueta que lhe pregaram, como a do "Portugal é uma província de Espanha".

É um facto que a grande maioria da música Country é má ou "corny" (em português, "pimba"), mas também há boa música Country, música Country que não é "pimba" e música Country com bastante piada. Descansem os fãs "alternativos" do Johnny Cash. O homem era "Country", sim senhor, mas nem tudo está perdido.

Hoje ficam aqui os Byrds a dedicar uma canção a um disc-jockey de uma rádio de Nashville que não passava os seus discos por achar que o Country-rock que a banda tocava era uma ameaça à "tradição musical americana". A letra é particularmente sarcástica e abrangente, de tal maneira que Joan Baez e Jeffrey Shurtleff a dedicaram, no festival de Woodstock, ao Governador da California (à data Ronald Reagan) em resposta ao recrutamento compulsivo de soldados para a Guerra do Vietname (não, não sei se já alguém a cantou ao GWB).

"Drug Store Truck Drivin' Man"
Artista: The Byrds
Álbum: Dr. Byrds & Mr. Hide


Sim, gosto de alguma música Country, não tanto dos estilos "tradicionais", mais de algumas das "evoluções" e "fusões" por ela geradas. Não me vou aqui alongar sobre os sub-tipos e derivações da Country Music mas garanto-vos que ela está na origem de muita da música "alternativa" que se ouve hoje em Portugal.

Que tal deixar de "condenar" música antes de a ouvir?
Já dizia a outra: "Não negue à partida uma ciência que desconhece".

Sem comentários: