Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

domingo, 13 de agosto de 2006

Afinal o que é Música Portuguesa?

Ora então, afinal a que é que se pode chamar música Portuguesa?

Segundo o texto da nova lei que entrou em vigor em Maio deste ano (mas que só será de aplicação obrigatória em Novembro de 2007 para dar tempo às rádios para se adaptarem - ?!), a nova definição de Música Portuguesa é a seguinte:

(...) 2 - Para os efeitos do presente artigo, consideram-se música portuguesa as composições musicais:
a) Que veiculem a língua portuguesa ou reflictam o património cultural português, inspirando-se, nomeadamente, nas suas tradições, ambientes ou sonoridades características, seja qual for a nacionalidade dos seus autores ou intérpretes; ou
b) Que, não veiculando a língua portuguesa por razões associadas à natureza dos géneros musicais praticados, representem uma contribuição para a cultura portuguesa. (...)


Veicular a língua portuguesa basta por si, ou também a música em língua portuguesa tem de se inspirar nas suas tradições, ambientes ou sonoridades características? É que se basta, até o Beck é música portuguesa quando canta “Sou um perdedor”.

O que é que quer dizer “reflitam o património cultural português”? A frase que vem a seguir pode ser interpretada como a explicação desta?

Toda a música dos países de língua oficial portuguesa pode ser considerada música portuguesa? É que eu não me importava que o Caetano Veloso fosse.

Quais são os géneros musicais praticados que é suposto veicularem a língua portuguesa?

Como é que sabemos que a música cantada em língua estrangeira por razões associadas à natureza dos géneros musicais praticados representa uma contribuição para a cultura portuguesa?

Bom! Entrando no exemplos práticos, alguém me esclareça as seguintes dúvidas:

- A Nelly Furtado é portuguesa ou estrangeira? Se é portuguesa, quando canta em estrangeiro representa uma contribuição para a cultura portuguesa? Se é estrangeira, quando canta em português inspira-se nas suas tradições, ambientes ou sonoridades características? Nelly Furtado é música portuguesa?

- O Jazz feito em Portugal é música portuguesa? E a Maria João e o Mário Laginha? Fazem Jazz? Fazem música portuguesa? E quando fazem versões de canções pop estrangeiras? É música portuguesa ou estrangeira?

- A Floribela canta em português mas as músicas são argentinas. É música portuguesa?

- Os D’ZRT fazem versões em português das músicas que vão buscar às bases de dados estrangeiras. É música portuguesa?

- Os Moonspell, que cantam em inglês música de tradição estrangeira gravada no estrangeiro, são portugueses. É música portuguesa?

- Rui Veloso quando se chega ao fado é, com certeza, música portuguesa. E quando se chega aos Blues? Será?

- Os Xutos são música portuguesa quando cantam “A minha casinha”. E quando cantam o “N’América”?

- Os Gaiteiros de Lisboa, quando tocam música de influência galega serão música portuguesa?

- E a Brigada Victor Jara, que além de ter um nome chileno, se virou para a a música celta? Será música portuguesa?

- O Próprio Sérgio Godinho, com todas aquelas influências de Brel e Brassens, será música portuguesa?

- As músicas que Ricardo Landum faz para a Mónica Sintra e para a Ágata têm uma clara infuência da “pop-song” centro-europeia. Será música portuguesa?

- Os Santa Maria fazem euro-tecno. São música portuguesa?

- O Luís Represas, desde que esteve em Cuba e conheceu o Pablo Milanês ganhou grandes afinidades com a música latina. Será música portuguesa?

Pois! É claro que estou a exagerar. Mas também é verdade que o texto da lei deixa espaço para todas estas perguntas.
Afinal basta cumprir um destes requisitos ou têm de se cumprir todos? É que, se é para se cumprir todos, podemos sempre pôr em causa a contribuição para a cultura portuguesa e aí ninguém cumpre, ou seja, a Diamanda Galas dá-lhe para cantar uma “espécie” de fado e passa a ser música portuguesa em detrimento do David Fonseca a cantar uma versão dos Erasure. Assim sendo, passa a Diamanda na Antena3 e o David que vá lá passar na “Radio One”, se conseguir.


Sem comentários: