domingo, 16 de setembro de 2007
Anos 60 (II)
Como de costume, por gostar sempre que se saiba do que falo (e também para fazer um bocadinho de pressão à Radar, admito), aqui venho deixar uma pequena referência ao álbum de que falava aí em baixo, acompanhada por um "teaser" que fica aí a tocar durante uns dias.
Surrealistic Pillow foi o segundo álbum dos Jefferson Airplane e o primeiro com a voz de Grace Slick. Para resumir as coisas, depois de um primeiro disco mais orientado para o Folk-rock, este, de 1967, marca a entrada no "psicadelismo", transportando, juntamente com outras bandas como os Grateful Dead ou os Quicksilver Messenger Service, entre outras, toda uma geração para aquilo a que se chamou "Summer of Love" (ou a génese do "movimento hippie"). Este "movimento socio-artistico" (com alguma ingenuidade e muito "pseudismo" pelo meio, digo eu) viria a ser bastante produtivo em termos musicais e acabou por ter uma influência importante na musica rock, influência essa que acabou por sobreviver ao declínio do próprio "movimento social" (afinal as flores não tinham assim tanto poder e pode mesmo dizer-se que começaram a murchar antes do último dia do festival de Woodstock, em 1969 - mas isso é outro assunto).
Quanto aos Jefferson Airplane, acabaram por mudar bastante o estilo musical ao longo do tempo e gerar várias "encarnações" com as mais diversas formações (Jefferson Starship ou Starship - a pior de todas), para além de darem origem a diversas bandas a partir das várias "deserções" que foram sofrendo, como por exemplo os "acústicos" Hot Tuna (também há-de tocar aqui um destes dias) de Jack Casady e Jorma Kaukonen.
Deste álbum podia deixar aqui a tocar as músicas mais conhecidas como "White Rabbit", "Somebody to Love" ou "Plastic Fantastic Lover" mas preferi uma daquelas mais "escondidas". Torna a coisa mais interessante... digo eu!
"Comin' Back To Me"
Artista: Jefferson Airplane
Álbum: Surrealistic Pillow
Ah...! não, como devem ter reparado, não é a Grace Slick a cantar mas sim o Marty Balin, o outro vocalista da banda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário