Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

2007 tem Prémio José Afonso



A Brigada Victor Jara venceu a edição deste ano do Prémio José Afonso, prémio "supostamente" anual atribuido pela Câmara Municipal da Amadora. E "supostamente" porquê? Porque não houve vencedor em 2006, alegadamente por falta de trabalhos de "mérito consonante com o prestígio do Prémio".

Na altura indignou-se a Associação José Afonso pela não atribuição, sim, mas principalmente pela mudança das regras de "acesso". Ou seja, para além da especificidade do prémio em si, que limita o acesso a trabalhos "que tenham como referência a Cultura e a História portuguesas, tal como a obra do autor de Grândola", a partir de 2006 em vez de serem jornalistas e um funcionário da Autarquia a elaborar a lista de nomeados como até aí, passaram a ser enviados convites para editoras que deveriam propôr trabalhos a concurso.

Pois é! Fiam-se na editoras e depois dá buraco.
Ao que parece, as editoras apresentaram nove discos a concurso mas o juri decidiu que nenhum reunia o tal "mérito....". Entretanto, extra-concurso (devido à tal mudança de regras), o referido funcionário que tinha essa incumbência nos anos anteriores tinha, antes de se aposentar, deixado uma lista de treze, dos quais só dois coincidiam. Ou seja, juntamente com os das editoras seriam vinte e, até se poderia dar o caso de algum ter "mérito consonante" para ganhar. Querem ver? Vejamos então as listas:

A das editoras:

"Apontamento" - Margarida Pinto
"Mulheres" - Vozes da Rádio
"Amores Imperfeitos" - Viviane
"Éramos Assim" - Boite Zuleika
"Groovin´on monster`s eye-balls" - Hands on Approach
"Cacus" - José Peixoto e Carlos Zíngaro
"Coisas Simples" - Maria Léon
"Almadrava" - Marenostrum
"Cantes D´Álem Tejo" - Francisco Naia

A do ex-funcionário da Câmara Júlio Murraças:

"Almadrava" - Marenostrum
"Cantes D´Álem Tejo" - Francisco Naia
"Ulisses" – Cristina Branco
"Tributo a los laureados" – Fernando Tordo
"Filarmónica Gil" – Filarmónica Gil
"Modas i Anzonas" – Galandum Galundaina
"Ao vivo em Lisboa" – Joana Amendoeira
"Anjos da noite" – Jorge Vadio
"Tudo ou nada" – Kátia Guerreitro
"Faluas do Tejo" – Madredeus
"Diário" – Mafalda Arnaulth
"Transparente" – Mariza
"Obrigado" – Teresa Salgueiro

Fazendo contas à tal especificidade dos parâmetros do prémio, compreende-se que ele não seja atribuido a discos como os dos Hands on Approach, Viviane ou Boite Zuleika (poucas referências à Cultura e História portuguesas e à obra do Zeca), já na lista de baixo se conseguem descortinar trabalhos com essas características, alguns deles mesmo com referências de qualidade internacionais (como se as nacionais não chegassem...) que, diria eu, até tinham qualidade para ganhar um prémio de 5000 euritos da Câmara da Amadora (não desmerecendo, claro).

Quanto à Brigada, ainda não ouvi a "Ceia Louca" mas pelo que já li sobre o disco não tenho dúvidas de que preencherá facilmente os "requisitos". Parabéns à Brigada pelo prémio e mais os 30 anos de edições e desejos de juizinho às pessoas que têm neste país a missão de apoiar a música que por cá se faz. É que por vezes, de tanto "trabalhar para aquecer", os músicos devem acabar por se sentir "queimaditos". Ou não?

Sem comentários: