Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

"Concept"

O Verde escreveu ali em baixo:

...das duas últimas listas (Belche e Luís) a maior parte das entradas que não referem 'songs' - OmmaDawn, Snowgoose, Thick as a brick, Kind of Blue, Hergest Ridge, Autobhan, A love Supreme, etc..- não são dos 80's nem 90's. Porque será?

Pois, eu também podia ter seleccionado alguns mas preferi cingir-me às "singelas" canções. E se o fizesse, de certeza que iria para os antigos. Era o que ouvíamos na rádio, o que passávamos nas "féstinhas", o que punhamos no gira-discos para nos "esparramarmos" a ouvir (tinhamos tempo para isso, não era?).

A moda dos "concept albums" começou na década de 60 e intensificou-se na seguinte.
No final do 70's, o "punk" e a "new wave" marcaram o regresso à canção de 3 minutos (quanto tempo consegue durar uma canção quando só se sabem 3 acordes?) e os anos 80 recuperaram definitivamente o conceito de "single", principalmente devido ao aparecimento do "video clip" (como se dizia na altura).

Se formos, por exemplo, procurar na área do "metal" ou do "jazz", ainda encontramos muito quem faça álbuns dessa maneira. E, no fim de contas, é aí que se encontra hoje (encostada ora a um, ora a outro) muita da herança do chamado "rock sinfónico/progressivo", grande produtor de "concept albums".
Temos o Bill Bruford encostadinho ao "jazz", o Robert Fripp que não anda assim tão longe disso, o Steve Hackett a fazer um disquito "clássico" de quando em vez (este ano lá saíu mais um: "Metamorpheus", que eu ainda não conheço), o Tom Waits, que também é adepto dos álbuns temáticos, e mais alguns resistentes.
Do "metal" não conheço muito mas já tenho ouvido algumas coisas nesse formato.

Ok. Se calhar já não é um disco com uma ou duas músicas mas os de "outrora" também não o eram assim tanto. As enormes músicas dos Yes tinham várias partes (Tales from Topographic Oceans), o Snow Goose era um álbum com várias músicas, embora praticamente sem espaço entre elas, O Lamb Lies Down on Broadway era uma história em canções separadas e por aí fora.
Pois, o Thick as a Brick. Mas também é verdade que, tirando este e o The Passion Play, todos os outros álbuns dos Jethro Tull eram discos de canções.
Ficam os discos do Mike Oldfield e os do chamado "rock alemão". No entanto, considerando que, tanto o Mike como os Kraftwerk, Amon Duull 2 e Tangerine Dream, pelo menos, estão ainda (ou de novo) activos, o conceito também não se perdeu por esse lado.

A grande diferença está, mais uma vez, na visibilidade. Tirando os (poucos) programas da "especialidade" (metal e jazz), não há espaço na rádio para passar músicas com mais de 4 minutos.
Estou convencido de que esta é a grande razão para não aparecerem nas listas "concept albums" dos anos 80 e 90 (outra será o tal pormenor de, no conceito original, esta ser uma lista de canções, mas isso agora não interessa nada).
Haverá com certeza menos nestas duas décadas (e também na que agora atravessamos) mas nunca deixaram de existir.

E pronto. Entrego por aqui o tema à discussao!

Sem comentários: