Quem me conhece sabe que não sou, em geral, grande adepto da estética "punk". Mesmo assim, devo dizer que há alturas em que um abanão punk rock vai muito bem para arejar a cabeça. Para além disso, há que dar à "comunidade Punk" portuguesa os parabéns pela energia e capacidade de resistência no "encolhido" meio musical português.
Os Albert Fish fazem parte desse grupo de bandas e já andam "por aí" desde 1995, tendo tocado um por todo o lado tanto em Portugal como no estrangeiro, e pode até dizer-se que são mais conhecidos lá fora do que por cá, em países como o Brasil ou Espanha onde, quer se queira quer não, as mentes são muito mais abertas no que toca à diversidade musical e o público trata melhor os seus artistas.
Com o devido pedido de desculpas pelo atraso na publicação (isto tem estado difícil...) eis as respostas dos Albert Fish às perguntas que lhes enviei:
1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?
- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"
Resposta: Uma grande "lata" para querer resistir neste meio em Portugal... Claro que também há aqueles que usam a "lata" para usar o curso de modelo e usar a imagem no lugar da música...
2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?
- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível
Resposta: As 3 últimas opções serão as mais válidas para uma banda como os Albert Fish, visto que acima de tudo é o feeling que guia a banda. Não é que uma banda Punk-Rock tenha que tocar mal ou guiar-se apenas pelos 2 acordes, mas há coisas que não se aprendem numa escola ou conservatório.
3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?
- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada
Resposta: Não fazemos a mínima ideia, somente aparecemos em canais locais no Brasil e em Espanha. O nosso mainstream não quer nada com bandas que não falam do sol ou do "amor".
4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?
- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos
Resposta: Não concordo com esta afirmação. Temos vários casos mediáticos com os Moonspell à cabeça. Se por um lado a língua materna pode-se tornar exótica, por outro o inglês é entendido em qualquer canto do mundo e pode espalhar uma mensagem universal. Lembro-me que quando tocámos na Hungria havia gente a cantar as letras, não sei se isso aconteceria se cantássemos em português.
5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?
- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais
Resposta: Os nossos meios de comunicação estão carregados de música fútil vinda do estrangeiro quando o nosso mercado, apesar de pequeno, apresenta alternativas válidas. Isto leva à última opção "os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais". Ainda alguém tem dúvidas? As alternativas mantêm-se no underground onde ainda resta alguma coerência.
6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?
- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo
Resposta: De todos esses, mas o problema continua no público que come tudo o que lhe dão sem questionar se há mais alguma coisa para além do que lhe metem à frente. Nos dias de hoje com meios como a internet, quem realmente procura qualidade pode encontrá-la num abrir e fechar de olhos. Basta querer.
7 - Como é que o problema se resolve?
- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras
Resposta: Com mais visão dos consumidores.
8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?
- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"
Resposta: Talvez prejudique os grandes artistas mainstream, aqueles que vendem mais imagem do que música propriamente dita (muito menos alguma mensagem social, política ou o que quer que seja). Num circuito underground como o nosso as pessoas estão muito mais envolvidas, há um culto que se cria. É diferente comprar um vinil de Punk-Rock, Hardcore, Oi! ou Ska muitas vezes de edição limitada. Alguém que ouça música mais comercial e que saque da net provavelmente nem sabe os mp3 que tem guardados. Acaba por ser algo sem significado para quem ouve essa banda ou artista.
9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?
Resposta: West Side Boys "...are back".
10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?
Resposta: Alternate Action.
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