Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

domingo, 30 de agosto de 2009

O estranho som de Icky Thump



Desde a primeira vez que se ouviu o single Icky Thump dos White Stripes, o que chamou a atenção dos ouvintes e comentadores da modalidade foi o "estranho som de teclas" que se ouvia durante a execução da canção. O instrumento que produz o som em questão pode ser visto (em versão "modernizada") a ser "tocado" por White aqui:




Pois, mas eu tinha a certeza de que já tinha ouvido isto em qualquer lado.

Entretanto esqueci o assunto (excepto de cada vez que ouvia a canção) até que a solução chegou sem eu a procurar, nesta música:



Entretanto fui pesquisar a coisa e saber que raio de instrumento era e como é que se chamava. Fiquei a saber que se chama clavioline, foi fabricado nos anos 50, tem o aspecto que podem ver aí em cima e consta basicamente de um teclado monofónico (toca uma tecla de cada vez) a válvulas com uma série de botões moduladores, ligado a um amplificador.

Como bónus, fiquei também a saber que este foi o teclado utilizado no solo desta música, que todos conhecemos muito bem:




Enfim, é uma daquelas informações em si próprias inúteis, mas que nos fazem pensar que nem tudo o que soa a novo é realmente novo e nem tudo o que é velho soa realmente a velho.


Sem comentários: