Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Pequena "entrevista" #29... Roda de Choro de Lisboa

É verdade que não sou grande fã de "Chorinho" (geralmente farto-me ao fim de um quarto de hora, mais ou menos), o que não me impede de achar que este grupo Luso-brasileiro tem muita qualidade, facto a que não deve ser alheia a grande quantidade de concertos que vão dando por aí, principalmente na Fábrica Braço de Prata e no Lusitano Clube. Se gostam, não percam que eles tocam mesmo muito bem.

As respostas à entrevista aí estão entregues pelo Nuno Gamboa:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: São vários. uma boa formação musical o mais ecléctica possivel e sem duvida pensar em fazer alguma coisa que tenha a ver com o que te envolve e seja original.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: Ter um sentido crítico muito apurado, conseguir trabalhar com bons músicos e acima de tudo ter bom gosto.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: No presente só em galas ou afins.. nos anos 80, 90 sim era pago. Se todos os músicos que fossem convidados para TV pedissem um cachet, a situação seria diferente. TV hoje é essencialmente promoção.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: Preferia que se discutisse antes lusofonia versus anglofonia em Portugal e no estrangeiro. Acho que as letras serem em inglês ou português pouco importa... vender um conteúdo pop rock português em Londres ou NY é muito complicado, com certeza.


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: O que vem de fora é melhor promovido, simplesmente porque a promoção já vem feita do poster à t-shirt, aqui só têm de destribuir e promover nos media. Dá menos trabalho e o lucro está garantido.


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: Dos músicos em grande parte, do sistema viciado e também dos promotores que apostam muitas vezes no mais fácil.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: Aumentando a formação e informação do público e acima de tudo os media não lhes venderem gato por lebre.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas X
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: Os discos sacados na net prejudicam basicamente as editoras. Em plena sociedade da informação não podemos pensar que estamos nos anos 80. A partilha é uma realidade e acredito fará com q existam músicos melhores e público mais bem informado a médio prazo.


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Macaréu / Gaiteiros de Lisboa


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Kumpania Algazarra






Sem comentários: