Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

domingo, 3 de fevereiro de 2008

F-mérides (1)

1978 - Banda do Casaco - Contos da Barbearia



Faz este ano 30 anos que saiu o quarto álbum da Banda do Casaco, Contos da Barbearia. Sim, é verdade que em 2007 se falou muito de "Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não sabemos" e que este é só o disco que se seguiu, mas também é verdade que esse falatório culminou com a primeira edição em CD, assim como é verdade que este também ainda não foi editado e que, embora diferente, não é de maneira nenhuma pior do que o seu antecessor. Pode mesmo acontecer que tenhamos direito a mais um CDzito da Banda lá mais para a frente no ano (isto sou eu a pedir).

"Contos da Barbearia" é um disco menos experimental do que o anterior e por isso mesmo menos apelativo ao gosto dos ouvintes mais "progressivos". As explicações para este facto podem ser várias, como uma mera questão de gosto dos elementos que participam no disco; a ascenção da chamada "Música Popular Portuguesa" que gerava por esta altura grandes obras como "Pano Crú" de Sérgio Godinho, "Madrugada dos Trapeiros" de Fausto (de 77) ou "Eito Fora" da Brigada Victor Jara ou a percepção da decadência do chamado "Rock Progressivo" em termos internacionais, com o fim de várias bandas de referência (apesar de em Portugal o género estar ainda em fase de "crescendo" com a edição do excelente "Holocausto" dos Tantra e do tão falado "10 000 Anos Depois Entre Vénus e Marte" de José Cid). Qualquer que seja a razão (e talvez a coisa seja tão simples como a Banda do Casaco ser "incatalogável"), para mim o que interessa é mesmo a qualidade do álbum e essa, mais música tradicional, mais rock ou mais Jazz, é inegável. Acho mesmo que, ao nível da execução instrumental e da produção, a Banda do Casaco nunca antes tinha atingido este patamar de qualidade. Se os "argumentos" de "Conquilhas" tinham nomes como Carlos Barretto ou Rão Kyao, "Barbearia" pode orgulhar-se de ter contado nas suas "fileiras" com Carlos Zíngaro, Armindo Neves ou José Eduardo (para além dos elementos "fixos" da própria banda, claro).

Falar da Banda do Casaco provoca normalmente algumas divergências de opinião e uma ou outra discussão, facto que, no caso, só abona em favor de quem se fala. Eu, embora não me esquive à discussão, prefiro ouvir a música. Assim sendo, aqui fica por uns dias o tema de abertura com um renovado pedido de edição em CD. Pleeeeeeeeeeeeeease!


"Na Cadeira do Barbeiro"
Artista: Banda do Casaco
Álbum: Contos da Barbearia

Sem comentários: