Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Give it a chance...




Acompanhando alguns dos 589 programas de televisão dedicados ao Mundial de Futebol e ouvindo algumas das respostas que o "povo" vai dando às perguntas dos jornalistas, tenho notado um pequeno facto escondido que vai passando despercebido (talvez por conveniência) aos nossos competentes profissionais de informação.

Quando interrogados sobre as expectativas que têm em relação à participação da sua selecção no campeonato, portugueses e angolanos posicionam-se em planos diferentes: os portugueses querem a vitória e a maior parte dos angolanos está feliz com a participação e os dois empates conseguidos.

Falta de ambição dos angolanos?
Olhem que não!

Enquanto os portugueses procuram a vitória como prova de excelência e supremacia em algo, qualquer coisa que seja, para mascarar a depressão como se isso resolvesse algum problema do país (resolve ao governo, que durante uns tempos fica aliviado de pressão social), muitos angolanos vêem a sua participação como resultado do fim da guerra no seu país.

Na verdade, eles não querem ganhar. Basta-lhes saber que a vida está a voltar ao normal. A ida ao Mundial é, para eles, sinal de paz.

É pena que, para alemães e polacos, por exemplo, seja sinal de guerra!


Como banda sonora, fica aqui a fantástica (para mim, claro) versão dos Clã para esta canção do Lennon.


"Give Peace a Chance"
Artista: Clã
Álbum: Luso Qualquer Coisa

Sem comentários: