Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Born to Run há 30 anos


Já aqui contei como conheci a música do Springsteen. Está contado, não vale a pena repetir.
Na altura, quando comecei a tentar comprar os discos, o primeiro que consegui com edição portuguesa foi o "The River". Todos os anteriores foram aquiridos por meios duros e difíceis.
O primeiro "Darkness on the Edege of Town" foi uma edição espanhola e chamava-se "Obscuridad al borde de la ciudad". Mais tarde consegui encontrar uma versão holandesa e comprei-a. O primeiro também é uma versão espanhola e o segundo é uma edição inglesa que me trouxeram da Holanda, já em desespero de causa.
O registo de que se fala hoje, consegui comprá-lo em 83. Mais uma edição holandesa descoberta algures em Lisboa (suponho que na discoteca Roma).

Mais tarde vieram os CDs e, como é evidente para um rapaz pouco abastado como eu, nunca consegui repôr a colecção "Springsteeneana" no novo suporte. Fui comprando os novos mas fui deixando alguns dos antigos para mais tarde.

No que respeita a este "Born to Run", ainda bem que ainda não o tinha em CD. Fiquei a ganhar em grande com a prendinha que recebi este ano. Veio o CD, mais um livro de fotos e mais dois DVDs: um "making of..." e outro ao vivo em Londres na respectiva digressão que se seguiu.
Não há aqui nada que seja dispensável e, apesar de os DVDs juntarem um monte de informação ao que já conhecia (ou esclarecerem muito do que desconhecia) sobre este disco, "Born to Run" continua a ser o que sempre foi:

- Cinema de "Imagem livre" induzido em tempo real. E não se consegue duvidar duma única palavra do que aqui é contado.

Podia aqui pôr a tocar qualquer das músicas do disco. Há algumas mais "cinemáticas" ainda do que esta, outras mais "potentes", outras mais "escondidas" mas esta é "Thunder Road" e pronto! Eu chego aqui e fico-me! Fazer o quê?

"Thunder Road"
Artista: Bruce Springsteen
Álbum: Born to Run

Sem comentários: