Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Qual é a vossa versão?

À medida que os anos vão passando, vai-se percebendo quem, daqueles músicos que vão desaparecendo deste mundo, deixou nele uma marca verdadeira e duradoura. Há vários critérios que se podem aplicar para aquilatar da importância dessa "assinatura". Um deles é, sem dúvida, a durabilidade da música que fizeram, a frequência com que através dos anos continua a ser ouvida, mas há outros. Entre eles, e possível de quantificar, é a quantidade de versões das suas músicas que são gravadas e editadas (diz-se que já foram publicadas mais de 3000 versões do "Yesterday" dos Beatles). Para mim, mais do que isso, conta a qualidade das versões que essas músicas podem gerar.

No caso presente, a música que aqui deixo é uma daquelas que já teve, certamente, uma quantidade considerável de versões.

"Little Wing", do Jimi Hendrix, é uma canção que, no original (do álbum Axis: Bold as Love) tem cerca de dois minutos e meio e nem chega bem a acabar (comprem o álbum que entenderão o que eu estou a dizer). Desde essa altura (1967) gerou, desde a do próprio Hendrix ao vivo a todas as outras que se lhe seguiram, vários tipos de interpretações e de abordagens, mais discretas ou espalhafatosas, mais curtinhas ou "grandes como a Légua da Póvoa".

No meio das muitas hipóteses disponíveis escolhi estas seis. O objectivo é que vocês as ouçam e comentem (de qual gostam mais, de qual gostam menos, porquê, as impressões e emoções que vos causam, enfim, tudo o que quiserem desde que comentem). Dizem que se aprende umas coisas com este jogos. Vamos lá, então.


Jimi Hendrix:




Stevie Ray Vaughan:




G3 (Joe Satriani, Steve Vai, Yngwie Malmsteen):




Eric Clapton, David Sanborn & Sheryl Crow




Monte Montgomery:




The Corrs:




Sem comentários: