Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pequena "entrevista" #31... Pedro Eça e os Franco Atiradores

Recolhendo influências em campos como o "Funk", o "Ska" ou a Música Latina, tudo ligado por um pop-rock "mid-tempo" algo visto no panorama nacional, Pedro Eça e os Franco Atiradores tem um excelente som, muito bons instrumentistas e arranjos óptimos. Para mim, as partes menos fortes estão apenas em alguns "maneirismos" um pouco exagerados nas vocalizações e nalgumas letras menos inspiradas. De resto, a banda ouve-se muito bem e tem bem mais qualidade do que outras que, por aí, conseguem bastante sucesso.

Foi o próprio Pedro Eça que respondeu às minhas questões:



1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: Uma grande lata, apesar de achar que deveria ser um grande talento, as opções acima ajudam, mas sem talento vamos continuar com os rádios cheios de porcaria a sair das colunas.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: Acho que o mais importante é ter a mente aberta e o ouvido também, assim sendo todos os ambientes são bons e até o um ambiente que achamos musicalmente mau às vezes nos ensina.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: Aqui temos vários casos possíveis, quem promove um disco tem todo interesse em aparecer para mostrar o seu trabalho, o seu cachet é aparecer; quando tens lá um amigo podes eventualmente arranjar um trabalho numa banda que esteja inserida num programa, mas se não tiveres aptidões à altura vais de carrinho rapidinho, com um disco de ouro já são eles que te chamam, mas não sei como isso funciona, com uma música numa banda sonora de uma novela consegues o primeiro disco de ouro (eventualmente), de qualquer maneira só deixas de precisar da televisão quando ela já te deu o que tu querias, mas se a tratas mal desapareces num instante ou apareces pelas más razões.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: O nível de competição em inglês é muito mais elevado, em Português? só vai para fora o melhor que há cá, que muitas vezes não significa ser o que os Portugueses mais querem ouvir.


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: Última opção


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: Das editoras, dos media e do governo.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: Com leis mais justas que protejam a integridade cultural do nosso país e da nossa língua e que ofereçam mais espaço no mercado para a música Portuguesa de qualidade, mais debates na televisão podem ajudar.

8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: Não adianta dar murro em ponta de faca, isso já não dá para ser contra ou a favor, existe e vai continuar a existir, acho que é tem tanto de prejudicial como de positivo no que toca à visibilidade dos trabalhos, de qualquer maneira não me parece que os discos sacados deixarão de existir, a única coisa que se pode fazer é educar e esperar o bom senso dos fãs.


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Lhasa, La Lorona


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Ainda não aconteceu, espero descobrir muita coisa antes de morrer.





Sem comentários: