Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 26 de julho de 2007

(A)versões...


Sandy Denny

Porque é que os músicos fazem versões de canções alheias?

Tenho para mim que há duas razões:

- Porque se gosta.
- Porque não se gosta.

No primeiro caso, e simplificando bastante a coisa, geralmente para partilhar uma realção especial com algo que outra pessoa fez, misturando no processo algo de seu. No segundo caso para rir um bocado à custa do que é mau ou, porque também acontece, para tentar aproveitar a parte boa de uma canção com potencial. Hoje interessam-me as versões de canções de que se gosta.

Posso ser um bocado tendencioso (só um bocadinho) mas não me parece que a actualmente tão aclamada Cat Power tenha feito uma versão de "Who Knows Where The Time Goes" da Sandy Denny, vocalista dos Strawbs e Fairport Convention (e mais tarde a solo) por não gostar da canção. E se gosta, porque é que fez isto?

Há coisas na música que me passam um bocado ao lado, coisas a que dou um desconto por saber um pouco como funciona o mundo das "estrelas do Rock" (acho piada ao estatuto de "estrela Indie", agora muito na moda) e acabo por não ligar a certas parvoíces que se fazem à conta disso. No entanto, há outras que me chateiam à brava, talvez porque vêm cá mexer no meu baú das preciosidades. Cat Power desceu uns bons pontos na minha consideração musical e eu faço questão de deixar aqui a tocar por uns tempos uma das canções de que mais gosto de uma das melhores cantoras que já ouvi, enquanto vocalista de uma das minhas bandas preferidas.

Chan, se não sabias não mexias! Escusavas era de estragar!



"Who Knows Where The Time Goes?"
Artista: Fairport Convention
Álbum: Unhalfbricking



Sem comentários: