Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

domingo, 8 de julho de 2007

Ó Abrunhosa, e o Zé Mário?

Estava eu na sexta-feira a ver um programa no canal 2 sobre o Carlos do Carmo e os seus 40 anos de carreira produzido em 2003 (fantástico, transmitido com apenas 4 anos de atraso) quando, entre outros depoimentos da responsabilidade de outras pessoas, aparece o Pedro Abrunhosa dizendo que Carlos do Carmo, Zeca Afonso, Fausto e Sérgio Godinho seriam, mais do que qualquer músico pop-rock, os principais responsáveis pela música pop que se faz hoje em Portugal.

Esquecendo aqui o facto de a maior parte das influências dos músicos pop portugueses vir provavelmente do estrangeiro, fiquei sem perceber como é que um tipo, que até percebe de música, deixa de fora deste grupo o José Mário Branco que, para além da originalidade e qualidade da maior parte das coisas que faz em nome próprio, acabou por ser interveniente (e muitas vezes até responsável), entre muitas outras coisas, em muito (mais nuns casos do que em outros) do que fizeram em termos de arranjos, composição e sonoridade pessoas como... Carlos do Carmo, Zeca Afonso e Sérgio Godinho (isto sem querer tirar, obviamente, qualquer valor aos próprios).

Quanto à afirmação do Pedro Abrunhosa, à falta de melhor explicação vinda do próprio (que insiste em referir James Brown como uma das suas principais infuências), fica à mercê dos vossos comentários, assim os queiram deixar por aqui!

Entretanto, e para dar um pouco de banda-sonora ao que acabo de escrever, fica aqui a tocar uma musiquinha vinda directamente de um dos discos em que o Zé Mário "meteu as mãos" e que fizeram com que muitas coisas mudassem na música portuguesa.

"Senhor Arcanjo"
Artista: José Afonso
Álbum: Cantigas do Maio
(Arranjos e direcção musical: José Mário Branco)



Sem comentários: