Como ainda não fiz nenhuma referência à musica chamada "erudita" resolvi hoje dar a conhecer uma versão da obra de nome "Bolero de Ravel" e que, tal como a "Carmen de Bizet" é de autor desconhecido (a piada não é minha mas do Herman José nas "Crónicas do Estebes").
Quem a executa (é assim que se diz nos meios "eruditos") é a "The best band you never heard in your life", conduzida pelo maestro Francesco Zappa.
Claro que, vinda de quem vem, a versão tem de ser um bocadinho "dinâmica", por assim dizer, e há alguns elementos da orquestra que gozam de alguma "liberdade criativa" no processo, nomeadamente a secção de percussões, alguns dos metais e, principalmente o baixista que muito provavelmente tinha deixado a partitura em casa (quem já ouviu o baixista Scott Thunes em acção estranha é quando ele não inventa).
No meio disto tudo o mais extraordinário é que, no final, esta é uma espectacular versão que consegue tornar uma música que no original é um bocado secante numa bem disposta demonstração do que é a arte bem tocar qualquer música.
Esta versão do Bolero não aparece nas edições europeias deste disco devido a problemas de direitos de autor. Parece que os donos dos direitos sobre as obras de Ravel não ficaram muito contentes com a "blasfémia" cometida sobre uma das obras intocáveis da "erudição" europeia.
Taditos! Só se pode ter pena deles. Podemos sempre comprar a edição original.
Para quem não gosta de Zappa, peço desculpa mas ouve-se tão pouco por aí que eu sinto-me obrigado (com muito agrado) a mostrar por aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário