Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sábado, 5 de fevereiro de 2005

Nem tudo era mau!

Costumo dizer que os anos 80 foram o descalabro da música popular.
Na verdade, o que se passou de mau foi mais a nível do comércio e da visibilidade. Claro que quem sofreu foi quem gostava de boa música.
Passadas duas décadas consigo lembrar-me de muita coisa boa que foi feita, aliás como sempre tem acontecido. Os anos 80, em particular, trouxeram a exaltação da imagem em detrimento da qualidade musical, o video, a televisão (o nascimento da MTV foi o grande impulso). No concreto, ou havia uma imagem vendável e havia super-promoção, ou não havia e subia-se a pulso.
Como em tudo, muitos ficaram pelo caminho depois de darem milhões às editoras, outros subiram pelos seus meios e vingaram, outros simplesmente desistiram.
No meio de tudo isto havia os que gozavam de periodos de sucesso em carreiras relativamente obscuras. Estão nessa secção os Dexys Midnight Runners, banda de várias formações (vi-os em 81 na Festa do Avante e não os achei grande coisa) que tiveram o seu período de fama a partir de 82 com a variante "Celtic Soul Brothers" e o álbum "Too-Rye-Ay". Os Dexys não eram grandes músicos mas este disco tinha uma certa piada. Para além do grande sucesso "Come On Eileen" havia coisas interessantes como uma versão de "Jackie Wilson Said (I'm in Heaven When You Smile)", de Van Morrison (esse sim, grande), que me veio à memória um destes dias e que gosto de ouvir de vez em quando.
Pois é, havia coisas engraçadas nessa altura!

Sem comentários: