Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sábado, 9 de abril de 2005

Isto também é português!



Old Jerusalem

Não é propriamente uma banda. Trata-se de um projecto pessoal de Francisco Silva a que se juntou Miguel Gomes.
Pois. Eu também não os conhecia de lado nenhum. Acabei por encontrar esta e outras músicas numa pequena editora chamada Bor Land que, com poucos meios, lá vai editando coisas muito interessantes.

Os Old Jerusalem dizem-se enquadrados na área do "Alternative country/folk". Como tenho alguns anti-corpos em relação a tudo o que se auto-proclama "alternativo" prefiro pensar que se movem no mesmo espaço musical que os Walkabouts ou os Lambchop, e que gostam de Neil Young, Ben Harper ou Red House Painters.
A música é boa, a voz é agradável, a execução não deslustra. Claro que a produção reflecte a falta de meios com que estas pequenas editoras lutam, o que me leva a pensar que o chamado "lo-fi" nem sempre é uma opção estética mas sim um "osso do ofício". Isto de produzir discos não nasce de geração espontânea e, se não há dinheiro para produtores, usa-se a "prata da casa" (no caso Paulo Miranda dos The Unplayable Sofa Guitar). Tudo bem. Com o tempo a coisa melhora e os pequenos defeitos que se notam não chegam para estragar o trabalho feito (coisa que já vi acontecer com produtores muito mais experientes).
Seja como for, é um bom disco e é isso que interessa, não é?

Quanto às polémicas que por aí andam sobre o que é e não é música portuguesa pergunto se não têm nada mais interessante para discutir. Para mim, português é o que é feito por portugueses e pronto! Com muita pena de alguns "puristas" a música vai-se tornando universal. Azar o deles! Na realidade o que interessa é que seja boa música. E esta é!


Sem comentários: