Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

As músicas da campanha

Para além das misérias, faltas de nível, tiros nos pés, rasteiras, lamúrias, queixinhas, calinadas, golpes publicitários, acções fabricadas e falta de substância a que assistimos durante esta campanha eleitoral, fomos confrontados com a confrangedora falta de ideias também no que toca à música utilizada pelos partidos que nos foram servidos pelos media (havia mais mas ninguém os viu)!

Começando pela CDU, ao fim de 20 (vinte) anos continuamos a ouvir aquela versão sintetizada duma dança transmontana e que se chama, imagine-se, "A Carvalhesa"!
É de facto de uma eficácia notável. Cada vez que ouço aquilo à distância, fujo na direcção contrária (o PCP devia investigar se não é esta a causa da fuga de militantes dos últimos anos). Ainda por cima com um nome destes! Um bocadinho desactualizada, não? A verdade é que até tenho medo que apareça uma nova chamada "A Jeronimesa" ou "A Souzada"!

A seguir temos o menos mau: o BE aproveitou a borla do Sérgio Godinho. Para um partido supostamente "jovem" e "moderno" não está mal, não!
Pergunto-me eu se o "Irmão do meio" não será o "missing link" da família Portas. Salvaram-se os concertos dos Sloppy Joe. Se a mensagem política é inexistente, ao menos sempre se abanava o capacete.

O CDS continua a apostar no hino que Dina fez no tempo de Manuel Monteiro. O Manel mudou-se, a Dina parece que também, mas a canção ficou (não faz mal, ela fez outra para o PND).
Parece que o Portas bateu com as ditas. Será que o hino vai continuar ainda e sempre a resistir? Como nunca tive vontade de ouvir aquilo de perto e com atenção, sempre que o ouço em fundo na TV emoldurando as digressões do Paulinho pelas Feiras, a única coisa que me vem à cabeça é a frase "Peguei, trinquei, meti-te na cesta...". Acto contínuo... mudo de canal!

A coisa piora quando chegamos ao PS. Ao ver o Sócrates acenando aos seus "caros amigos e camaradas" com a música do "Gladiador" em fundo, logo me assalta a ideia que dele tenho desde o princípio: Erro de Casting!
Não, não o consigo ver como Gladiador de coisa nenhuma (nem sequer de ideias). O simples imaginar do senhor semi-nu com um tridente numa mão e uma rede na outra assusta-me mais do que o Nicholson em "Shining"! Além disso, o homem chama-se Sócrates e não Spartacus!

E chegamos ao cúmulo do ridículo!
Poderia ser um bom sinal o facto de o PSD ter abandonado o "Paz, pão, povo e liberdade" (afinal de contas naquele partido já nenhuma destas palavras faz sentido depois do Iraque, do desemprego, das contas na Suiça e das escutas telefónicas). Mas não, nada disso!
Começando com um novo hino indescritivel de mau gosto em que a única coisa que se ouve é a palavra "Santana" (e não é uma elegia à pobre da santa), a coisa vai descambar na maior aberração musical já ouvida numa campanha eleitoral (sim, ainda pior do que "O Bicho"). Chama-se "Menino Guerreiro", é uma canção de um tal Luís Gonzaga Jr. (acho eu), vem acompanhada de um video tipo "elogio fúnebre" e fala de um homem coitadinho que precisa de colo e carinho, que chora e berra porque leva o país aos ombros, que se sente desonrado porque foi despedido e por isso não consegue ser feliz.
Mais comentários não são necessários mas fico a pensar o que sentirão os 150000 desempregados deste país quando ouvem isto...

Meus senhores:
Para a próxima, se não conseguem fazer melhor do que isto, das duas uma: ou fazem a coisa em silêncio ou então, em vez de bandeiras, ofereçam leitores de mp3, que a gente trata de os carregar com música a sério!
Boa noite e... curem-se!!!

Sem comentários: