Serve a presente para deixar mais uma achega sobre a súbita preocupação relativa ao eventual destino das "masters" (vem de "master-tape") dos discos de José Afonso, sobre a qual escrevi aqui.
Na referida mensagem, dizia eu a certa altura: "Não se trata só das masters do José Afonso, mas da maioria dos "cantautores" (como se diz agora) de antes do 25 de Abril e de muita da música portuguesa dos anos 70 e do "boom" do rock no início dos anos 80.".
Na verdade, entre a Orfeu, a Rádio Triunfo, a Alvorada e os outros rótulos e sub-rótulos que Arnaldo Trindade utilizou para editar discos portugueses, figuram literalmente centenas de artistas (uns mais artistas que outros), cujas gravações podem estar na tal lista de "masters" de que não se sabe o paradeiro. Numa pesquisa necessariamente rápida, encontrei para cima de 200 nomes de artistas mais e menos conhecidos, mais e menos importantes no panorama musical português.
Com outros meios poderia, talvez, chegar mais perto do verdadeiro número de gravações originais em risco de se perderem para sempre nalgum armazém privado onde qualquer pesquisa ou publicação serão impossíveis, se é que não estão já enfiadas nalgum canto a apodrecer, a caminho de deixarem, pura e simplesmente, de existir.
Com o desejo de que haja alguma solução para este grave problema que afecta grande parte da música portuguesa dos últimos 50 anos (e não apenas a obra de José Afonso, por muito importante que ela seja, e é!), deixo aqui uma lista de 100 artistas que foram gravados nas várias editoras de Arnaldo Trindade (com evidente enfoque na Orfeu). Mais importantes, menos importantes, todos os nomes serão conhecidos de alguma parte dos que me lêem:
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário