Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

RTP MÚSICA?

Parece que a RTP vai ter um novo canal por cabo chamado RTP MÚSICA.

Fazendo algumas leituras por aí, apanhei o conceito base da coisa, a saber:

- A RTP MÚSICA dará destaque aos músicos portugueses e lusófonos. Pois... isso pode querer dizer muitas coisas diferentes e nem todas elas boas.

- O novo canal começa a emitir a 7 de Março de 2011 (confere - tudo o que a RTP faz e que julga importante passa-se a 7 de Março - um dia por ano, portanto).

- O novo canal vai ser codificado ou incluído no "pacote" básico? Não sabemos. Eu, pelo menos fiquei sem perceber.

- O director é o Jaime Fernandes e o primeiro apresentador confirmado é o Álvaro Costa. Será que os "Dias da Rádio" vão regressar na televisão? Não sabemos.

- A RTP não vai buscar colaboradores à SIC nem à TVI. Ainda bem. Também não vejo lá ninguém que perceba um boi de música.

- O orçamento para a criação do novo canal é de um milhão e trezentos mil euros. E então? Isso é muito? É pouco? Não faço a mínima ideia, para além da certeza de que vamos ser todos (os de nós que pagam impostos) a pagar.

- No novo canal, segundo Jaime Fernandes "Vamos ter três horas diárias de música ao vivo, vídeos, reportagens de concertos, agenda de espectáculos e [tudo] o resto". Três horas de música ao vivo é bom, se não forem sempre as mesmas músicas, claro. A mim parece-me ambicioso. Vamos ver.

- Nos planos da RTP está também a realização de vídeos para os músicos portugueses, tendo em conta a fraca produção do país, ainda mais numa altura em que as grandes editoras "definham" e as pequenas não "medram" por aí além.

No conjunto, parece-me uma boa ideia mas vindo de onde vem, continuo com as minhas dúvidas baseadas em anos e anos de desperdício de tudo o que se poderia ter feito de bom em televisão no que à música portuguesa diz respeito. Eu já ficaria satisfeito com um canal que passasse de tudo. Já nem peço um que passe só o que é bom.

Obrigado pela ideia, agora façam-na funcionar! (se fazem favor, já que sou eu que pago).

Sem comentários: