Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pequena "entrevista" #30... Sons de Cá

Como alguns de vocês sabem o windows coseguiu, ao fim de vários "crashes", rebentar com o meu velho computador. Entre comprar um novo e recuperar o que foi possivel, tive de interromper a publicação das "pequenas entrevistas" quando ainda tinha algumas em espera. Agora já com o "material" na minha posse, retomo aqui a "postagem" das mesmas, com um devido pedido de desculpas aos artistas e bandas.

Os Sons de Cá são uma banda com sede para os lados de Montemor-O-Novo e fazem uma espécie de "rock de protesto" com algumas influências de nomes como Sérgio Godinho ou Jorge Palma. Segundo o MySpace da banda, parece que o projecto está, de momento, inactivo. De qualquer maneira, o guitarrista Zé Peps teve a amabilidade de responder às perguntas da ordem. Ficam aqui as respostas, à espera que o projecto reactive.


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

Resposta: Depende do que se entende por vencer na música. Por mim será perseverança, talento e muita sorte. Embora muito do que se entende em Portugal por vencer na musica esteja inerente ao sucesso comercial que na maior parte das vezes é irreal...enfim é um mercado muito pequeno e completamente manipulado por meia dúzia de "galifões".


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

Resposta: Será talvez num ambiente livre de preconceitos mas com algumas regras, isto numa fase de aprendizagem. Numa fase já evolutiva será um ambiente de família onde os egos ficam à porta. O saber ouvir é essencial.....


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

Resposta: Bom essa é fácil acho eu. Ou se é um Rui Veloso ou Xutos e/ou Madredeus (faltam mais alguns) ou quem toca numa TV nunca é pago pois será sempre em playback e parte-se do principio de que é o musico que terá a vantagem por causa da exposição da TV. Por outro lado se for uma transmissão de um Festival (Sic Radical, por exemplo) aí o som é directo e as bandas fazem o seu 'show' e ganham o respectivo cachet.
Por isso ir À TV não será difícil, mas ser pago para isso é que é raro.


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

Resposta: Olha, não concordo totalmente com essa afirmação pois há bandas portuguesas a cantar em inglês que têm sucesso lá fora como é o caso dos Moonspell e dos More Than a Thousand.
Mesmo assim acho que músicos como David Fonseca não terão o sotaque...... digo eu..... para se afirmarem noutros mercados, principalmente em Inglaterra.



5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

Resposta: Não entendi a questão.....


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

Resposta: Culpa? é uma questão de cultura..... mesmo assim estamos a evoluir muito.


7 - Como é que o problema se resolve?

Resposta: Não sei. É muito complexo, mas como músico, acho que os projectos podem e devem encontrar novos modos de promoção e divulgação..... Há ainda muitos nichos de mercado por explorar ou mal explorados no nosso país, tipo World Music.
Há muitos projectos de enorme qualidade mas os que se vêem nos grandes festivais, tipo Sines, são muito poucos.



8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

Resposta: Em principio prejudicará mais as editoras mas isso é conforme os royalties de cada disco.
Cabe aos músicos e editores encontrar novas formas de comercializar na net....



9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Metallica - Death Magnetic


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Eh pá tenho ouvido muito Sufjan Stevens - Come On Feel The Illinoise (2005) é genial. E Guthrie Govan é exemplar





Sem comentários: