Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Hoje à noite, na RTP2

David Fonseca, Donna Maria e Movimento UPA

Reconheço que não tenho visto o "Palcos" ultimamente. A culpa não é minha. O programa dos Moonspell já o tinha visto na Sic Radical e o dos Madredeus num dos outros canais da Sic. Não tenho a culpa de a RTP andar atrasada. Já o da Sara Tavares tinha sido transmitido em vários canais. Têm mesmo todos de passar a mesma coisa quase ao mesmo tempo?

Esta semana vou ver porque ainda não vi nenhum dos que vão ser apresentados, embora tenha ideia de que, pelo menos o do Movimento UPA já passou noutro canal. Menos mal. Para a semana são os Metallica. Estou farto de os ver na televisão. Aproveito para dormir.

Eis então o que se diz no site da RTP sobre cada um dos intervenientes do programa desta noite:


«DAVID FONSECA - DREAMS IN COLOUR LIVE»

A sala emblemática da capital, o Coliseu dos Recreios é, para David Fonseca, um lugar importante de descoberta e de memórias...

“Dreams In Colour”, o novo mundo de David Fonseca passa por Lisboa!
Depois de há cerca de uma dezena de anos ter surgido com o grupo “Silence 4”, David Fonseca iniciou em 2003 a sua carreira a solo com a edição de “Sing Me Something New” e em 2005, “Our Hearts Will Beat As One”, trabalho que o confirmou como uma das vozes mais carismáticas da música produzida em Portugal. Pelo meio, participou no projecto Humanos, dando voz a temas inéditos de António Variações ao lado de Manuela Azevedo e Camané.
Em 2007, surgiu o seu terceiro disco a solo “Dreams In Colour”, um disco repleto de grandes canções que reafirmaram o seu talento e que nos transportaram para um imaginário novo na obra deste artista. Ao vivo, e após o último lançamento, David Fonseca já passou por dezenas de palcos e localidades de Norte a sul do país mas… este concerto é diferente, único com inúmeras surpresas quer a nível audiovisual, quer a nível musical. Afinal, trata-se da sua estreia a solo na mítica sala lisboeta – o Coliseu dos Recreios!


Formação:
David Fonseca – voz, guitarras
Ricardo Fiel – guitarras
Rita Redshoes – piano, teclado, voz
Paulo Pereira – teclado, sintetizadores, voz
Nuno Silva – baixo
Sérgio Nascimento – bateria


DONNA MARIA - "MÚSICA PARA SER HUMANO"

Depois do sucesso do seu álbum estreia “Tudo é para Sempre“, os Donna Maria regressam com um novo trabalho de originais. Gravado e misturado no Estúdio Sonic State entre Maio e Julho deste ano e masterizado pelo engenheiro de som António Pinheiro da Silva e com produção de Miguel A. Majer e Ricardo Santos, o novo trabalho dos DONNA MARIA- “ Música Para Ser Humano”, conta com as participações de vários artistas nacionais, em destaque: Rui Veloso em “Amar-te Como te Amei” ( autor da música que abre o disco); Luis Represas em dueto com Marisa Pinto em “Nós Nunca Somos Iguais”, tema que conta também com a participação de Rão Kyao na Flauta; Raquel Tavares participa em “Anti-Repressivos “ e finalmente Julio Pereira em “ Zé Lisboa “. Os convites não ficaram por aqui e contam ainda com as seguintes participações: Ricardo Parreira na Guitarra portuguesa, Pedro Santos no acordeão, Máximo Ciuro no baixo eléctrico, Ruca Rebordão na percussão, o quarteto de cordas sob a direcção da violinista Viviena Toupikova ( Leonid Bykov- Violino; Avrora Vorokova - Viola; Abel Gomes - Violoncelo ) e Patricia Antunes e Patricia Silveira nos coros.

O que não poderia faltar neste trabalho são as grandes versões, a exemplo do que aconteceu na estreia discográfica: “ Bem Vindo ao Passado“ dos GNR e “Pomba Branca “ de Max são as contempladas.

"Música para ser humano" é o 2.º trabalho dos Donna Maria, que sem dúvida não vai deixar ninguém indiferente. Música portuguesa no seu melhor,com Miguel Majer, Ricardo Santos e Marisa Pinto.


MOVIMENTO UPA (UNIDOS PARA AJUDAR)

Vinte bandas e artistas portugueses juntaram-se num movimento de alerta para o preconceito de doenças mentais e gravaram, dez temas que agora estão reunidos numa colectânea.
Mariza, Xutos e Pontapés, Sérgio Godinho, Clã, Mão morta, Dead Combo, Camané e José Mário Branco, são alguns dos nomes que interpretam oito temas inéditos e duas versões.

Movimento UPA – Unidos Para Ajudar, é um projecto da associação “Encontrar-se”, fundada há 2 anos e do guitarrista Zé Pedro, com o objectivo de criar temas originais que sensibilizem para o preconceito, que existe, em relação às doenças mentais.

Os Xutos e Pontapés juntaram-se aos Oioai para gravar «Pertencer», sobre a culpa e a tolerância, enquanto Jorge Palma cantou com os Clã sobre solidão e fraternidade em «Convite» e os Mesa colaboraram com Rui Reininho em «BI.polar», para falar de medo e compreensão.

Dos músicos que se associaram a esta causa, destacam-se ainda os Mão Morta, que gravaram com José Mário Branco o tema «Loucura», e Sérgio Godinho, desafiado para regravar com Xana um tema seu antigo, «O rei vai nu», ambos sob a dualidade culpa/tolerância.



Nota: Os textos acima foram transcritos directamente do site da RTP sem qualquer espécie de "amputação". Quaisquer imprecisões e erros de pontuação que se possam ler acima não são responsabilidade deste blogue.


Sem comentários: