Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Anos 70 (10) - Area



Nunca tive pachorra para partidos políticos. Mesmo na fase logo a seguir ao 25 de Abril de 74, em que toda a gente era de "alguma coisa", apesar de ainda ter pensado aderir a um ou outro, dependendo das palavras de ordem que inventavam, nunca me decidi e assim fui ficando até a idade me dar a certeza de que afinal tinha razão (e eles encarregam-se de o demonstrar mais ou menos todos os dias).

Olhando para trás tenho ideia de algumas ocasiões em que aproveitei as borlas das campanhas de alguns partidos para ver uns concertos mas tenho de dizer que o que me proporcionou melhor música ao longo de todos estes anos foi de longe o PCP. E não foi só na Festa do Avante (apesar de também, sim).

Ainda me lembro bem de como levei na cabeça por, em 1978, ter ido ao Pavilhão dos Desportos (o Carlos Lopes por essa altura ainda ía ter de correr bastante para ganhar a placa com o nome) ver uns gajos chamados Area que, segundo se dizia, eram "apanhados dos cornos", tocavam "músicas comunas" em palco e, o mais "foleiro" de tudo, eram italianos como os "bimbos" do Festival de San Remo.

Não me importei muito, até porque os gostos musicais do resto do grupo ainda estavam na fase de "o que o meu irmão mais velho ouve é que é fixe". Eu já estava muito mais adiantado, até porque tinha frequentado umas educativas sessões musicais nas traseiras dos pavilhões do liceu. Lá fui e não me arrependi.

Não sei o que eles andam a ouvir agora (nem sequer o que a maior parte deles anda a fazer) mas eu acabei de ouvir o álbum que os Area vieram apresentar na altura: "1978 (Gli dei se ne vanno, gli arrabbiati restano!)".

O vocalista Demetrio Stratos morreu um ano depois e continua a ser uma das mais extraordinárias vozes que ouvi (e vi) até hoje. Aqui fica uma a tocar para lembrar a uns e despertar a curiosidade a outros.


"Hommage à Violette Nozières"
Artista: Area
Álbum: 1978 (Gli dei se ne vanno, gli arrabbiati restano!)



Sem comentários: