Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

domingo, 22 de outubro de 2006

Femmes de volta!


Foto: Violent Femmes

Isto da música no fundo é como tudo o resto. Coisas que fazem parte do nosso (de cada um) pequeno mundo, acabamos por tomá-las como universais. À nossa volta todos as conhecem, tornam-se familiares e falamos delas naturalmente como se fossem reconhecidas por toda a gente. Basta, no entanto, saírmos um bocadinho do nosso círculo habitual e conhecer outras pessoas para descobrirmos que as referências são completamente diferentes, tudo o que está para trás é diferente e, claro, a música é outra.

Claro que tudo isto é óbvio mas só de vez em quando paramos um pouco para pensar. Apenas quando nos surpreendemos com alguma coisa que nos soa de maneira estranha, como por exemplo: "Violent Femmes? O que é isso?".

Pois é evidente que nem toda a gente os conhece. Sendo esta uma banda que sempre foi considerada "alternativa", suponho que haja mesmo quem os ande a esconder, não vá a música deles deixar de ser considerada arte (segundo a teoria deste, pelo menos), é natural que, apesar de encherem concertos desde que começou a vir a Portugal, haja ainda muita gente que os não conhece e para quem os rapazes passem despercebidos quando passeiam junto ao Tejo, como na foto acima.

Os Violent Femmes são normalmente considerados os precursores do que se chamou "Folk-Punk" americano, assim como o foram os Pogues na Inglaterra. Na verdade não têm nada que ver uns com os outros mas há sempre quem precise de arranjar saquinhos onde meter as coisas e era chato andar com um monte de bandas na mão de um lado para o outro por falta de recipiente. De qualquer maneira, para o público, os saquinhos acabam por vezes por ser uma ajuda na pré-selecção do que se vai ouvir. No caso é uma grande ajuda se o público souber de que lado do Atlântico (o oceano, não o pavilhão) se está a falar. Pois!...

Segundo reza a história, a banda foi descoberta pelos Pretenders quando tocava por trocos nas ruas de Milwaukee e convidada a fazer a abertura do concerto destes. Vinte e cinco anos depois os VF poderiam convidar o que resta dos Pretenders para abrir o deles.
Na verdade os Femmes não são (nem aspiram a ser) nada de especial a não ser uma voz fanhosa, uma guitarra simples, um baixo acústico portentoso e uma mini-bateria, enfeitados às vezes (também em palco) com alguns adereços que adicionam alguma cor (?...) ao conjunto. As letras vão do lamecha-parolo ao rebelde-birrento mas são cantadas com um empenho de alma tal que pode transformar a mais doce canção de amor no mais agonizante hino à rejeição, como aliás podemos constatar na que vos deixo aqui a tocar.

Tudo isto para vos comunicar que os Violent Femmes estão de volta a Portugal para dois concertos: dia 22 de Novembro na Sala Batalha, no Porto e no dia seguinte no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Para quem não os conhece é uma boa oportunidade. Para quem os conhece... também!

"Please do not go"
Artista: Violent Femmes
Álbum: Violent Femmes

Sem comentários: