Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 3 de julho de 2006

Anos 70 (parte IV)



Andava eu aí pela net a ler coisas de música ao acaso, quando dei de caras com a notícia do novo single dos Trabalhadores do Comércio "Febras de Sábado à Noite".
Apanhado por uma daquelas ratoeiras da memória, o meu pensamento foi parar ao tempo da formação desta banda, e desta para a que a antecedeu (se bem que ainda tenham existido um tempo em simultâneo), no que a Sergio Castro e Álvaro Azevedo diz respeito: os Arte & Ofício!

Contrariamente ao que muitos julgam, o "Boom" do "Rock Português" não foi... Chico Fininho e por aí fora!
O Rock em Portugal era talvez pouco conhecido, talvez muito amador, mas existia. E mais ainda, já havia mexidas e transferencias entre bandas. Os Arte & Ofício nasceram das saídas de Sérgio Castro e António Garcez dos Psico (excelente banda que ainda cheguei a ver na televisão) e, juntamente com os Tantra, Perspectiva, Beatnicks, Petrus Castrus e outras, são a prova de que o Rock Português não começou em Rui Veloso. O que começou com o Chico Fininho foi o sucesso popular e a descoberta da "Galinha dos Ovos de Ouro" da música portuguesa.
Como na história original, quiseram tirar os ovos todos de uma vez e acabaram por dar cabo da galinha. Ainda hoje penso como é que as coisas teriam sido se se tivesse ido com mais calma e se as coisas tivessem sido bem feitas, com respeito pelos artistas. Discos gravados numa tarde não podiam sair bons, mas o importante era pô-los cá fora para aproveitar a maré.

Os Arte & Ofício foram uma das vítimas dessa vertigem. Faziam música talvez demasiado elaborada e cantavam em inglês e isso passou quase a ser pecado. Garcez saíu para formar os Roxigénio (ainda cantando em inglês) com Filipe Mendes (hoje Phil Mendrix) e os Trabalhadores do Comércio acabaram por ser a saída para Sérgio Castro e Álvaro Azevedo, com bastante mais sucesso.

A canção que aqui deixo a tocar é talvez premonitória do que iria acontecer à "Galinha" anos mais tarde!

"O Cacarejo da Galinha"
Artista: Arte & Ofício
EP "Come hear the Band"

Sem comentários: