Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

domingo, 25 de abril de 2021

Portugal: o Rock antes do Rock #003

Banda do Casaco - Enterro do tostão


Continuando a divulgação do que se fazia em Portugal antes da edição de "Ar de Rock" do Rui Veloso e, consequentemente do chamado "boom" do rock em Portugal, apresento-vos hoje a Banda do Casaco. Para quem não conhecia, ao ouvir a música do vídeo é capaz de surgir a pergunta: "Rock???". Sim, rock. Por alturas da segunda metade dos anos setenta, há muito que o rock tinha deixado o "and roll" pelo caminho e se tinha começado a fundir com todas as outras músicas. Havia o chamado rock clássico, o rock progressivo, o Jazz-rock, o Funk-rock, o Country-rock, o Folk-rock e mais uns quantos "roques". O da Banda do Casaco poderá ser considerado uma espécie de trad-jazz-rock ou outra coisa qualquer, não importa muito, mas que tem rock, isso tem, embora também não importe muito.

A Banda do Casaco nasceu em 1973 do fim da Filarmónica Fraude de António Pinho e Luís Linhares, a quem se juntaram Nuno Rodrigues (Musica Novarum) e Celso de Carvalho (Plexus). Este foi o núcleo inicial mas, ao longo da sua existência, entre membros e colaboradores, passaram pela banda mais de 35 elementos, dos quais destaco músicos como Armindo Neves, Carlos Barretto, Carlos Zíngaro, Jerry Marotta (baterista que tocou, entre outros, com Peter Gabriel), José Campos e Sousa, José "Moz" Carrapa, José Eduardo, Mike Sergeant, Ramón Galarza, Rão Kyao, Tó Pinheiro da Silva, Vitor Mamede, Zé Nabo e vocalistas como Né Ladeiras, Concha, Gabriela Schaaf e Cândida Soares, que ficou conhecida para a posteridade como Cândida Branca-Flor, exatamente devido a uma canção da Banda do Casaco, "Romance de Branca-Flor".

A canção do vídeo de hoje pertence ao álbum "Contos da Barbearia" (1978), nada mais nada menos do que o quarto (sim, 4º) de originais da Banda do Casaco. Para um país onde "ninguém editava nada" não está nada mal, digo eu. Pois a Banda editava, por essa altura, à razão de um LP (álbum) por ano. Em contos da Barbearia participam os seguintes músicos:

Banda:
Nuno Rodrigues (ex - Musica Novarum) – voz, guitarra, flauta
Mena Amaro – voz
Celso de Carvalho (ex - Plexus) – violoncelo, cítara
António Pinho (ex - Filarmónica Fraude) – voz
António Pinheiro da Silva (ex - Perspectiva) – guitarra, flauta

Colaborações:
Armindo Neves (Orquestra Girassol, Quarteto 1111) – guitarra
José Eduardo (Orquestra Girassol) – guitarra baixo, contrabaixo
Carlos Zíngaro (Plexus) – violino
Rui Reis (Play Boys, Plutónicos, Petrus Castrus, Quarteto 1111) – teclas
Vitor Mamede (Sindicato, Quarteto 1111) – bateria
José Barrocas – flauta
Adácio Pestana – trompa
António Reis Gomes – trompete
Rita Rodrigues – voz



Cá está. Para quem já conhecia é certamente uma boa recordação. Para quem não conhecia talvez seja uma surpresa. Já sabem: comentários, correções, achegas e outras coisas a dizer, carreguem aqui em baixo e digam de vossa justiça.

Sem comentários: