Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

I gotta... mais que fazer!

Uuuui!

Então não é que o seleccionador parece que escolheu um "hino" estrangeiro para a selecção? Que pouca vergonha!

A propósito: Para que raio é que a selecção precisa de um hino?

Já há uns tempos que venho comentando que o "povo" português está a ficar (apesar de ter muito menos analfabetos) cada vez mais burro, xenófobo e retrógrado. Todos os dias temos notícias de pseudo-polémicas sobre alegadas ofensas à Portugalidade (seja lá isso o que for) e eu não consigo deixar de pensar que as pessoas se ofendem tanto mais quanto... menos gostam do país e de si próprias.

É certo que as razões da indignação variam um pouco consoante as cabeças e, não falando das que movem os "guardiões" do Orgulho Lusitano porque não merecem sequer espaço por aqui, encontramos preocupações um tanto mais "comezinhas" como a tradicional "falta de oportunidades dadas aos músicos portugueses". O Zé Pedro dos Xutos, por exemplo, mostra-se indignado por se ter escolhido uma canção sem qualquer referência estilística que a ligue à música portuguesa e (de certeza para colmatar essa lacuna) propõe que se dê a tarefa de compor um hino para a selecção aos... Buraka Som Sistema (!?!?!?).

Ora, não sabendo muito bem que raio é um "Hino da selecção" (pensava eu que o hino de Portugal era... o hino de Portugal), partamos do princípio de que se está a falar das músicas que, por qualquer razão, acabam por ficar ligadas a determinados eventos futebolísticos e, por consequência, à participação da equipa portuguesa nos mesmos. Sendo assim, que canções têm ocupado esse lugar? Assim de repente, que isto não é assunto para pesquisas, lembro-me de dois anúncios (suponho que da Galp), um que punha os portugueses a empurrar o autocarro da selecção ao som de... Bob Dylan (???) e outro (que tentaram impingir várias vezes com pouco sucesso) que mandava os jogadores jogarem mais e fazerem menos fita (o tal do "menos ais"). Ainda se tentou, antes do europeu de 2004, fazer "pegar" uma canção gritada pela Dulce Pontes, chamada "Amor a Portugal" e composta por... Enio Morricone (!!!). No fim, quem ganhou as honras de canção do Euro 2004 foi aquela que (dizem que) tinha letra portuguesa, era cantada por uma canadiana e tinha (não sei onde) óbvias raízes portuguesas (talvez nos pais da Nelly). Outras tentativas se fizeram de colar músicas à selecção de futebol mas a única que ficou (e a única que ainda hoje se utiliza sempre) foi o célebre "Vamos lá Cambada", composta por Carlos Paião em puro e verdadeiro estilo "bailarico" (vulgo Pimba), cantada por um personagem bêbado e trapaceiro e a incitar à vitória a qualquer preço "nem que seja à pantufada".

Resumindo e concluindo, considerando a história recente, o meu problema não é escolherem um hino estrangeiro. Para mim o que é grave é mesmo alguém querer escolher um "hino", seja ele qual for, para a selecção nacional de futebol.

Já há uns meses que deixei de conseguir ouvir aquela sanfona pseudo-feel-good-song chamada "I Gotta Feeling" e não consigo imaginar-me mais seis meses a levar com aquilo a toda a hora.

Por favor, acabem com aquele "hino". Acabem com o "hino" mas, por favor... não arranjem mais nenhum. Pode ser?... Sim?

4 comentários:

Dream on disse...

E eu diria mais... 'cause tonight's gonna be a good niiiiight!

Sim, também acho degradante a necessidade de um hino. Ao menos podiam ir buscar uma coisinha menos ouvida. Ou então aquela dos Deolinda do "agora podemos tudo mas daqui a pouco já nem nos lembramos".

Olha, e aproveita a night porque ao fim e ao cabo we can doooo aaaaanything at all...

strange quark disse...

Os tipos do futebol ao menos podiam-nos poupar à piroseira do gosto musical, já que não nos poupam com os penteados, com as vestes e com o séquito de acompanhantes com os piores tiques de novo-rico.

Tenho um feeling que a encherem-me os ouvidos com as ervilhas de olhos negros vou desejar que a selecção caia logo na fase preliminar. Irra!

muguele disse...

Imagina esta música e comentários do Rui Santos...

Pensamento corrosivo disse...

Posso estar a ser antiquado, mas para mim o único hino que a selecção Portuguesa de futebol de ter é só um, o hino nacional.

Isto parece-me uma autêntica fantochada!

PS: gostei do texto e do blog