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segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pequena "entrevista" #21... Luís Fernando

O Luís Fernando é mais um dos que cá andam há muitos anos, mais um dos bons músicos deste país. Ficou conhecido na altura do seu projecto com a Adelaide Ferreira e hoje é um dos excelentes instrumentistas que acompanham o Luís Represas ao vivo. Pelo meio (e ao mesmo tempo) tocou com mais um monte de gente, produziu alguns discos de outros músicos e (há quem não saiba) chegou a integrar o gupo Trovante entre a saída do João Gil e o fim das actividades da banda.

Luís Fernando nunca editou um álbum em nome próprio (diz que nunca sentiu essa necessidade) mas está a pensar em fazê-lo em breve. O que se ouve no Myspace encaixa no tipo de música a puxar para o virtuosismo que normalmente ouvimos dos bons guitarristas (tipo Satriani ou Steve Vai - Já ouviram o gonçalo Pereira) mas, no caso do Luís Fernando, com o percurso que tem, pelas diferentes experiências musicais por que passou e até pelo que se pode ler na entrevista acho que, quando for a hora certa, vai sair dali qualquer coisa de diferente.

E como um bom artista, com muita tarimba e, basicamente boa pessoa, O Luís não se "esquivou" e aqui fica mais uma série de respostas comprovadas pela experiência:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta:
Ter vontade, muita muita vontade porque é de facto complicado... Estar preparado para enfrentar adversidades absurdas, não só no campo económico, mas também as flutuações imprevisíveis do mercado, onde frequentemente o que hoje é, amanhã já não é MESMO...


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta:
Ter alguma “escolaridade” mesmo que básica, é sempre importante seja em que campo musical for.
Praticar e tocar com outros músicos de áreas diferentes também é essencial e ter a mente aberta a outros estilos musicais mesmo que aparentemente não sejam a “nossa-onda”.



3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta:
Tem dias... As tv’s acham mais importante gastar dinheiro em cenários do que em música, mas usam-na como parte integrante dos programas, portanto é um processo perverso e abusivo, mas os músicos também têm alguma responsabilidade nisso, por falta de algum tipo de união (sindical ou o que for...) que imponha regras, como existe mundo fora.
Quando raramente há cachet pago pelas tv's, é ridiculamente baixo e ultimamente são as editoras que pagam essas aparições com valores igualmente ridículos e geralmente essas verbas só são disponibilizadas a Artistas com algum nome na praça e que fazem força para que tal aconteça...



4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta:
Do que tenho ouvido do pessoal que canta em inglês, nota-se muito a colagem ás influencias directas e são grandemente no domínio “pop”. Suponho que por essa falta de originalidade não são levados muito a sério...


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta:
Até há alguns casos de sucesso, uns mais efémeros que outros...


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta:
Depois de gravares um disco e de teres aplicado toda a tua energia e criatividade, seja ela boa ou má, goste-se ou não, e o entregas a uma editora, todo o processo que vem a seguir foge-te completamente das mãos...
Desde a incompetência longínqua das editoras em promover eficazmente os discos, aos entraves que os media arranjam para te bloquearem ou dificultarem o acesso com justificações inacreditáveis, estás totalmente dependente destes moinhos de vento...
Quando dois canais de TV e algumas rádios e jornais pertencem a dois grupos multimedia poderosos, se gravas para um, arranjas problemas com o outro... é assim em muitos casos...
Culturalmente, desde o tempo do Salazar que os governos encaram a Arte como uma excentricidade de uns malucos que se fartam de ganhar dinheiro e passam o dia sem fazer nada...



7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta:
Debates e leis tem havido e muito pouco ou nada aconteceu... o grande problema é a mentalidade.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta:
Evidente que sim! Ao “sacares” um disco na Net, um grande numero de intervenientes nos discos ficam a perder dinheiro que lhes era devido, compositores, músicos, cantores, etc...
Agora as editoras ainda não entenderam a importância que a Net tem. Como estão em total pânico, o 1º impulso é policial, fechar sites, descobrir os IPs dos utilizadores e prende-los, etc... quando deveriam regular-se pelo lema do “junta-te a eles”.
Hoje em dia o processo físico de comprar CDs em lojas é cada vez mais escasso, se assim se pode dizer... Por muito discutível que possa ser, geralmente num disco nem todos os temas são do agrado geral, portanto em vez de gastar 20 ou 30€ num CD, gasto só 2 ou 3€ nos temas que de facto gosto e ponho-os no mp3.
Só é preciso que os temas dos CDs estejam largamente disponíveis em sites da especialidade, mas ao que sei, ainda falta alguma legislação e vontade das editoras para que isso seja norma vulgar porque, curiosamente, neste tipo de venda a retalho, as editoras não perdem dinheiro...



9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta:
Helio Delmiro – Romã


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta:
O meu filhote de ano e meio que adora arrancar os potenciómetros das minhas guitarras...





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