Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

terça-feira, 18 de março de 2008

Os efeitos do "gás-cebola"

Não posso dizer que me tenha causado pena o cancelamento do concerto dos Tokio Hotel, alegadamente devido a uma laringite do vocalista (é azar... ou não... se fosse o guitarrista podia ser uma artrite...) que tratou de correr imediatamente para as saias (e caldinhos) da mãe. E não me causou pena porque hoje em dia estas coisas são bem organizadas e, segundo parece, os detentores dos bilhetes podem escolher entre voltar a utilizá-los (em concerto imediatamente marcado para Junho) ou pedir o reembolso do valor.

E mesmo assim chorava-se baba e ranho em volta do "multi-usos". Só podia ser um gás lacrimogéneo, um "pouco menos que letal" "gás-cebola". É o que dá tirarem os brinquedos às crianças. Os "paizinhos" que foram dormir com os fihotes para a porta do pavilhão têm muitas culpinhas no cartório ao contribuir para este tipo de "febres". Aos 12 anos rapidamente se vai do êxtase à profunda desilusão.

Nem imagino o que teria acontecido se a coisa se passasse há uns anos, no tempo em que os concertos eram pura e simplesmente cancelados, sem hipotese de reembolso, porque os promotores tinham metido o dinheiro num saco e zarpado para parte incerta. Aí é que era! Já estou a ver o Dona Estefânia a entrar em colapso e os "paizinhos" a invadir as farmácias e a rebentar com os "stocks" de anti-depressivos.

Dito isto, prometo que no próximo "post" volto a falar de música!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Este país é que é para velhos!

Depois do octogenário Aznavour, eis que se anuncia a vinda a Portugal do septuagenário Leonard Cohen. Aos 73 anos de idade, ele aí está para provar que eu tinha razão quando, ao constatar óbvios sinais de decadência já há algumas décadas atrás, lhe pus a alcunha de "Morte Lenta".

Espero que o senhor já tenha saído de casa, porque só tem quatro meses para cá chegar. Ainda assim, espero que as meninas dos lá-lá-lás (que andam sempre com ele, como sabem) dêem uma ajudinha.

Ah! Antes que me trucidem... sim, gosto bastante dos discos do senhor ML... até meados dos anos 70.

terça-feira, 11 de março de 2008

Gritam alto?

... ou alguém grita por eles...

Os Shout Out Louds vêm a Lisboa dar um concerto em que serão "cabeça de cartaz". Deles pouco se sabe a não ser que cantam aquela canção que todos conhecemos por "The Cure com chocalhos e gemidos à Arcade Fire".

E, perguntamos nós, porque é que eles são as estrelas e a Rita Redshoes a "banda de suporte"?

- Porque a Optimus paga o investimento e a campanha (incluíndo as rádios e a televisão), porque os meninos vêm de fora e a Rita é tuga, porque...

A única coisa que bate certo nesta história é a Rita ser a "banda de suporte", porque a musiquinha dos suecos... já ninguém (que eu conheça) a suporta!

E que fraquinhos que eles são. Podem conferir no link abaixo:



Mais um... Festival???

Tivemos este fim-de-semana, mais uma vez, aquilo que se convencionou chamar "Festival RTP da canção"...

Por acaso não vi tudo, mas o que vi não se pode considerar propriamente um "Festival".

E depois pergunto-me: porque raio é que já ninguém faz canções como esta?



(a qualidade não está grande coisa mas sempre ilustra o que se conseguia fazer há 37 anos)

domingo, 2 de março de 2008

Toots ao vivo no CCB


(imagem: CCB)

Pois, não vou. Sou mesmo um teso e há que dosear muito bem estas coisas mas, se tiverem uns cobres disponíveis, não deixem de ir ver o senhor. Se o Aznavour ainda consegue cantar com a idade que tem, posso assegurar-vos que este, aos 85, não lhe fica atrás (muito pelo contrário).

Para além de bom guitarrista, o que Toots Thielemans é, principalmente, é um grande tocador de harmónica e um dos que gosto mais de ouvir. Não é que o Mendes Harmónica Trio não seja bom, é muito bom e já o Trio Harmonia era mas, se me permitem o "apatriotismo", em matéria de harmónicas gosto mais do Toots, do Stevie Wonder e do Norton Buffalo.

Numa gravação rara, com muito Smoking e muita joia para chocalhar (olá John Lennon), aqui estão os dois primeiros juntos:



Do Norton Buffalo (é outra onda, enfim...) não arranjei nenhum video de jeito mas podem ouvir umas coisas aqui:




Entretanto fui ali à "estante das maravilhas" e desencantei uma outra raridade, no caso o Norton Buffalo a tocar como convidado do David Grisman Quintet, que deixo aqui a tocar para vocês:


"Svingin' With Svend"
Artista: David Grisman Quintet + Norton Buffalo
Álbum: DGQ-20




Não sei se ainda mata...

... mas ao fim destes anos todos, de certeza que mói!



(carregar na foto para ver em tamanho real)