Fernando Guiomar e Paulo Chagas explicam fazendo:
Ouve-se o que está gravado, escolhe-se, no esqueleto de cada música, os fragmentos que podem servir de âncora de maneira a que possa ser reconhecida, tiram-se apontamentos, aprende-se a tocar esse “esqueleto” e, na apresentação ao vivo, volta-se a improvisar utilizando essas âncoras como ponto de partida. Resultado: as músicas são as mesmas, o concerto refere-se ao disco mas é diferente dele e no fim podia gravar-se outro disco, este de música semi-improvisada, se é que isso existe (claro que existe).
Não sou conhecedor de música improvisada, nem sou especialmente adepto do género, mas (talvez por isso mesmo) foi assim que vi e ouvi a excelente apresentação de “Escape and Return”, o disco de Fernando Guiomar (guitarra acústica) e Paulo Chagas (flautas, saxofone), no último Sábado, 5 de Março, na sala de conferências do Museu arqueológico do Carmo.
Considerando o que escrevi acima, que já conhecia boa parte do trabalho de cada um, que já tinha ouvido parte do disco antes do concerto e que, por definição, nunca descarto a possibilidade de ver um concerto de guitarra acústica bem tocada (no caso, essa condição estava, à partida, garantida), não posso dizer que tenha ido para o Carmo com o espírito de quem vai, normalmente, para um concerto de música improvisada, mas ia à espera de surpresas. E as surpresas são (para além da música bem tocada) o grande bónus de concertos deste género. Cada tema, em cada concerto de apresentação deste disco, será tocado de maneira sempre diferente e todos os concertos nos darão um conjunto de dez músicas diferentes das que estarão gravadas no disco que compraremos no fim e que ouviremos em casa as vezes que quisermos. De todas as vezes que ouvir o disco, será o mesmo disco. O concerto de Sábado, esse ficou ali, junto com os cacos, as múmias as pedras do convento e com a boa memória que me ficará dessa tarde.
Uma última palavra para a capa do disco, a que se juntam as gravuras que acompanham, música a música, todo o concerto: Fantásticas!
Composições: Fernando Guiomar e Paulo Chagas
Fernando Guiomar - Guitarra acústica
Paulo Chagas - Flautas, clarinete sopranino, clarinete baixo, saxofone alto
Desenhos originais - Larsols EvaUlrika Gustafsson