Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

David Fonseca ao vivo: Investimento seguro!



Sabe-se que não sou fã de grande espalhafato em concertos. Não porque não goste de um bom espectáculo mas porque, muitas vezes, me parece um exagero o que se gasta para "construir" ambiente em redor do que realmente importa: a música. No caso do David Fonseca, fico sempre com a ideia de que todo aquele aparato cénico é relativamente barato e que o maior consumo é feito em algo que não tem valor monetário palpável: a imaginação. Disso não falta por ali, e quem ganha é o público dos concertos. Conclusão: não é preciso um milhão para fazer bem. Muitas vezes nem chega, se é que me entendem.

Na verdade gostei um pouco mais do conceito geral de há dois anos e até do próprio concerto. Mas também é verdade que gosto mais do "Dreams in Colour" do que do "Between Waves", que comprei o outro e não tenho este e pode ser aí que reside a explicação para esta pequena diferença.

Quanto à festa deste ano, teve de tudo como é costume e abrangeu todo o perímetro do Coliseu, entre aparições de "Mariachis" num camarote, correrias pelos corredores em directo para os ecrãs e até uma pseudo-sessão de DJ directamente da Tribuna Presidencial (esta última devo dizer que eu e os meus frágeis ouvidos teríamos dispensado), grandes versões (sempre os anos 80...) e até fogo de artifício. A banda é quase a mesma, menos a Rita, mas a qualidade continua a ser garantida sem problemas. Francisca Cortesão denota ainda alguma timidez mas é eficaz e, se não fez esquecer Rita Redshoes, também aí não ficámos a perder porque a menina dos sapatos vermelhos fez uma visitinha para cantar "Hold Still" e "Handle With Care" dos Traveling Wilburys, para mim o momento da noite (para a maioria do público, desconfio que nem por isso...).

E o que é que fica disto tudo? Basicamente que David Fonseca não tem, de momento, ponto de comparação em Portugal em termos de conceito cénico para um concerto de música. Ora, se a música também nem é nada má, antes pelo contrário...

Venha o próximo!